quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Projeto que treina cães-guias no DF precisa de cuidadores de labrador

G1 DF

O Projeto Cão-Guia de Cegos está precisando de oito voluntários para cuidar dos filhotes de uma labradora que está prenha. Iniciado há dez anos no Distrito Federal, o projeto treina cães para guiar cegos do Distrito Federal e de outos estados.

Antes do início do treinamento, até o animal completar cerca de um ano e meio, o cachorro precisa de uma família que o hospede. No período em que é hospedado, o labrador aprende a conviver com outras pessoas, a andar pelas ruas e a iniciar atividades de socialização. Só depois dessa primeira adaptação, ele pode receber os comandos e as técnicas dos instrutores.
 
A labradora Ônix tem quatro anos e é reprodutora do projeto. Ela vai ter pelo menos oito filhotes daqui a um mês.
“Estamos solicitando que oito famílias se interessem pelo projeto e possam cuidar desses oito cachorrinhos que, futuramente, serão cão-guias e estarão ajudando várias pessoas”, disse Gabriela Rodrigues, voluntária do projeto cuidadora de Ônix.

O projeto paga a ração e o veterinário. O analista de sistemas Ricardo Correa já cuidou de 11 filhotes. Atualmente, ele está educando a cadela Vida, com quem vai às compras, ao cinema e a galerias de arte. ”O que a gente vê são famílias deixando o cão subir em sofá , na cama, acha isso muito bonitinho, mas isso acaba atrapalhando o treinamento”, disse Correa em entrevista ao DFTV.

Desde 2002, 40 cães formados pele projeto. Três deles já se aposentaram. No mês que vem, serão entregues mais dois animais treinados. Atualmente, 11 passam por treinamento. 300 pessoas estão cadastradas para receber um cão-guia. O tempo médio de espera é de quatro anos.
Contato
A família interessada em hospedar um dos filhotes de labrador deve entrar em contato com o projeto pelo e-mail caoguiadf.voluntariado@gmail.com ou pelo telefone 9309-0100.

Nenhum comentário: