quarta-feira, 26 de setembro de 2012

III Encontro Comemorativo do Dia Nacional do Surdo

O evento será realizado hoje, 26/09, em Aracaju (SE) e contará com debates, oficinas e apresentações culturais.
 
 
 
 
Símbolo deficiência auditiva
Em alusão ao Dia do Surdo, comemorado nesta quarta-feira, 26/09, a Secretaria de Estado da Educação (Seed)Site externo., por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), realizará o III Encontro Comemorativo do Dia Nacional do Surdo. O evento ocorrerá no turno da manhã, no Centro Estadual de Referência em Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchoa, em Aracaju (SE)Site externo. e contará com debates, oficinas e apresentações culturais.
Durante o encontro serão realizadas oficinas de Libras, bijuterias, maquiagem, origami, dança, unhas decorativas e jogos. Estas oficinas são voltadas especificamente para a pessoa com deficiência auditiva. Os ouvintes poderão participar dos exercícios de Libras e roda de conversas. Também será promovida uma mesa-redonda composta por estudantes surdos que estudaram em escolas da rede estadual de ensino e hoje estão na universidade.
O evento contará ainda com apresentações artísticas. O grupo de Hip Hop da Escola Estadual 11 de Agosto, composto por alunos surdos, apresentará uma coreografia. O coral da DRE 8, composto por integrantes surdos e ouvintes, também fará uma apresentação musical.
A professora Tálita Cavalcanti, coordenadora do CAS, explica a importância do Encontro. "O Dia do Surdo é uma data para lembrar conquistas e vitórias. Hoje a Língua Brasileiras de Sinais já é reconhecida como um idioma oficial. A Seed promove cursos e capacitações do idioma e temos intérpretes em escolas, faculdades, além de instrutores em todas as Diretorias Regionais de Educação. Temos alunos da escola pública no ensino superior. Por essa razão temos que comemorar e continuar trabalhando para garantir cada vez mais o direito à educação e à cidadania ao deficiente auditivo", disse a professora.


Fonte: Seed/SESite externo.

Nenhum comentário: