terça-feira, 3 de julho de 2012

CINOTERAPIA

A Cinoterapia é uma terapia facilitada por cães, onde profissionais de diversas areas da saude, inclusive FISIOTERAPEUTAS utilizam este instrumento como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação global do paciente.
Diversos estudos demonstram o potencial que esses animais tem sobre uma patologia. As melhorias são evidentes e rápidas.
Os cães conseguem estabelecer uma relação com os doentes, de tal forma que a própria alegria dos pacientes os ajuda a libertar substâncias benéficas para a sua saúde, tal como endorfina e adrenalina.
Dependendo dos casos, esta terapia pode ser aplicada a grupos de pessoas ou a uma única pessoa de cada vez, já que é necessário criar um laço de amizade entre o doente e o cão, o que pode ser difícil para alguns pacientes. Contudo, o local da realização da terapia deve, obrigatoriamente, ser calmo e livre de distrações, para que possa ser atingido um certo estado de concentração por parte do cão.

Um comentário:

Francicleide disse...

Boa tarde amigo,eu costumo dizer que temos muito o que aprender com os animais.Eles nos dão grandes lições de vida.Um abraço fraterno.