sexta-feira, 6 de abril de 2012

UFSCar adapta cursos a distância para alunos com necessidades especiais


Do Guia do Estudante



Curso de Sistemas de Informação foi o primeiro a receber alterações

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou um projeto que torna os cursos oferecidos na modalidade a distância acessíveis a portadores de necessidades especiais.
A iniciativa teve início com a aprovação de um estudante deficiente visual no vestibular para o curso de Sistemas de Informação. A partir daí, para garantir a acessibilidade e inclusão digital de alunos com deficiências visuais e auditivas, as equipes técnico-pedagógicas começaram a pensar em iniciativas para adaptar os materiais didáticos utilizados no curso.
Fazem parte do projeto a inserção do recurso de audiodescrição nas videoaulas, a adequação dos materiais digitais e do ambiente virtual de aprendizagem para os padrões nacionais e internacionais de acessibilidade, além do treinamento e orientação para os professores, tutores e equipes daSecretaria Geral de Educação a Distância (SEaD).
O objetivo é que a adaptação também seja feita nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Educação Musical, Pedagogia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, oferecidos pela UFSCar na modalidade a distância.

Nenhum comentário: