sábado, 7 de abril de 2012

Filme:O Mestre da Vida





O filme completo acima O Mestre da Vida, achei por acaso no You Tube, no início de 2012, e reservei essa indicação para este dia 29/3, para homenagear um outro pintor, meu pai José Américo Roig, o Zeméco, que partiu exato um ano atrás. 
A história é a seguinte: "John Talla (Trevor Morgan) é um talentoso e problemático estudante de artes de 18 anos que quer se tornar um grande artista. Ao conhecer Nicolai Seroff (Armin Mueller-Stahl), um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. 
No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa da Pensilvânia. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e o mestre aprende a ver a vida através dos olhos da inocência novamente." 
Opinião do Educa Tube: O filme inicia discutindo a questão da validação da obra de arte, da cópia e da não-originalidade... "As nuvens não são brancas, possuem tonalidades", ensina o mestre ao seu discípulo, fazendo-o aprender a ver as coisas em seus tons. "Linhas são conceitos humanos, não existem linhas na natureza", diz o pintor ao aprendiz que retruca: os pintores delineiam tudo. Para o pintor, a arte constroi pontes... Aos 71 minutos o mestre ridiculariza um critico por sua "profunda superficialidade", por seus conceitos desconexos, sua falta de objetivo, quando mostra que os quadros adorado pelo expert tratam-se de trabalhos de alunos de uma escola de educação especial, em que o pintor presta serviço voluntário, ensinando-os a pintar. Deixa claro a questão das teorias sem praticidade e das práticas sem amparo teórico. Um filme que trava um diálogo entre o velho e o novo, entre a experiência e a juventude, entre o ensinar e o aprender... Um daqueles filmes que só assitindo para perceber suas texturas em duplo sentido, quanto ás tintas e tons, quanto as palavras e seu contexto. 
Para quem estiver interessado em baixar o referido vídeo, é possível, caso tenha instalado em seu computador o programa Real Player, que salvará o filme em formato FLV. Para baixar o Real Player, basta clicar no link abaixo: 
REAL PLAYER - DOWNLOAD 
Após baixá-lo, clique em executar, executar, e depois de instalado, basta abrir a página do vídeo, passar o mouse sobre a tela e na opção Real Player Download, clicar em salvar vídeo como, que armazenará o mesmo na pasta Meus Documentos, Meus Vídeos, Downloads do Real Player.


http://educa-tube.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: