Solidariedade, sentimento ensinado por este lindo filme. Meu Nome é Rádio, um roteiro baseado em pessoas e como podem ajudar-se mutuamente. Todos têm algo a aprender uma com as outras. O diretor Michael Tollin conta a história verídica de um treinador de um time de futebol que passa a ser o tutor de um jovem negro e com deficiência mental fazendo este se tornar um homem corajoso e o ensina a nunca desistir de seus sonhos.O filme acontece na década de 70, no interior dos Estados Unidos, o treinador Harold Jones (Ed Harris) após flagrar seus jogadores maltratando Rádio (Cuba Gooding Jr.) resolve trazê-lo para acompanhar os treinos e a participar do dia a dia da escola T. L. Hanna High School.
O treinador supera vários obstáculos no filme para que Rádio não fique desamparado. Vai contra a diretora da escola e o ministério público por ser tratar de um colégio estadual e um dos pais dos jogadores pede o afastamento do jovem negro, pois supõe ser ele o causador dos problemas. No entanto o treinador se mantém firme e determinado a ajudar Rádio. Ensina-o a ler, escrever, a se comunicar, a rotina dos treinos e ele se torna o monitor das turmas o 3º ano anunciando as merendas no microfone. Harold Jones revela a sua filha em dado momento do filme que durante dois anos entregava jornais e teve a oportunidade de ajudar um garoto, mas não o fez e justifica a filha o porquê de estar ajudando agora. No natal Rádio ganha vários presentes, e passa a ser admirado por todos na cidade, exceto o pai de um dos jogadores que pede a saída de Rádio do time. Uma das cenas mais emocionantes ocorre quando Ed entra na barbearia e diz por mais que ame o Futebol, deixaria de ser treinador para continuar a educar o jovem.
Rádio se forma junto com o 3º ano, e é o orgulho do treinador, um homem que emociona a todos por ter provado que as melhores vitórias do mundo acontecem na vida real. Precisou abrir mão de algo que amava para ser solidário a uma pessoa que nem conhecia. Hoje, Rádio e o atual treinador do Time de Hanna.
C
Nenhum comentário:
Postar um comentário