Quando um aluno com deficiência é recebido no ambiente escolar com barreiras econômicas, físicas e sensoriais que o impedem, por exemplo, de ir até a sala de aula, ou de fazer a leitura de um texto com autonomia, instala-se um poderoso fator de exclusão social, não havendo inclusão de fato, apesar da boa vontade de alguns professores.
É preciso que a infra-estrutura para deficiência já esteja instalada , principalmente, aos recursos e serviços de tecnologia assistiva aptos a recebê-los sem restrições num ambiente atento às diferenças.
Neste sentido faz-se necessário a discussão em torno de políticas educacionais inclusivas, na educação especial, requer adaptações, aprimoramentos e constantes avaliações institucionais dos processos que envolvem o ensino-aprendizagem e a socialização desses sujeitos.
Além dessas necessidades há um grupo de cidadãos não asssitidos ao termino do seu curso Educacional o adolescente e adulto pois não visam programas complementares para saúde mental,atendimento clínico e social ficando sem acesso a cultura,esporte e lazer.Faz -se urgente programas que dêm continuidade ao processo vital deste público.
Já sabemos que há leis, mas que sejam cumpridas , principalmente conscientizadas por toda população brasileira.
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