segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sentidos Universais

Casa Cor 2008 ganha espaço para despertar Sentidos Universais

A área, de 12 metros quadrados, recebeu o nome Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli. A proposta, idealizada por Mara Gabrilli, presidente do Instituto Mara Gabrilli, projetada pelo Instituto Brasil Acessível e patrocinada pela Company S. A., pretende mostrar ao público quais as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Despertar o entendimento do público para a acessibilidade é o principal objetivo do Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli, que aparece pela primeira vez na Casa Cor. Em outras edições da mostra, o quesito acessibilidade já fazia parte dos projetos de arquitetos, designers e artistas, graças à parceria realizada com a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, pasta que foi coordenada pela Mara Gabrilli. Mas este ano, a proposta é que os visitantes façam uma experiência sensorial interativa, testando as dificuldades e facilidades do ambiente, inclusive na comunicação. O espaço com piso tátil vai desafiar aqueles que passarem por lá a entenderem - na prática - como é fazer coisas comuns, como caminhar dentro de casa, quando se tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção.

As pessoas vão vivenciar as dificuldades de quem tem alguma deficiência motora ou sensorial. Logo na entrada, os visitantes escolherão qual deficiência pretendem experimentar:
  • se a motora - então passearão pelo espaço em cadeira de rodas;
  • se visual - quando colocarão óculos para diminuir a visão;
  • se auditiva - usando um tampão nos ouvidos;
  • ou se querem ficar como idosos - nesse caso, são colocados pesos nas pernas para mimetizar a perda de força nos movimentos.
  • Com as devidas ferramentas, o visitante faz um passeio e aprende quais são as medidas, por vezes bem simples, que facilitam o cotidiano dessas pessoas. CLIQUE AQUI e faça download gratuito da Cartilha de Desenho Universal e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto.
A idéia do espaço nasceu quando Mara Gabrilli esteve no Japão, no ano passado, para conhecer o Desenho Universal, conceito criado em 1987 pelo arquiteto Ron Mace. Esse novo conceito surgiu da necessidade de aproximação dos espaços e produtos que projetamos e produzimos, tornando-as utilizáveis por todas as pessoas, num aspecto realmente UNIVERSAL.
A proposta do Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli é sensibilizar todos os visitantes para que comecem, dentro das suas próprias casas, a tomar medidas mais inclusivas. Ainda, durante a mostra, serão distribuídas cartilhas explicando o que é o conceito do Desenho Universal.

Serviço:
Espaço Sentidos Universais Mara Gabrilli
Casa Cor 2008
Espaço nº 7
Idealizado pelo Instituto Mara Gabrilli, desenvolvido pelo Instituto Brasil Acessível (IBA) e patrocinado pela Company S.A.
Aberto ao público: a partir de 20 de maio a 9 de julho - De terça a domingo das 12hs às 21hs (inclusive feriados)
Jockey Club de SP - Av. Lineu de Paula Machado, 875 – São Paulo
Ingresso: R$ 30,00 de terça a sexta e R$ 40,00 sábados, domingos e feriados. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Menores de 10 anos não pagam.

Nenhum comentário: