quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Governo de São Paulo lança Central de Libras: ação pioneira para inclusão de pessoas surdas



Nesta sexta-feira, 28 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lança o primeiro posto da Central de Libras, no Centro de Tecnologia e Inclusão, em São Paulo.
 
A ação é voltada à inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Outros nove pontos de atendimento serão lançados durante o mês de setembro e complementados com outros 40, até o final deste ano, somando 50, em todo o Estado de São Paulo.
 
A Central de Libras consiste em uma tradução simultânea, por vídeo, para estabelecer uma comunicação entre a pessoa surda e a instituição que está prestando o atendimento, com a mediação remota de intérpretes fluentes em Libras.
 
Na prática funciona assim: o surdo entra no estabelecimento e procura o responsável pelo atendimento. Sabendo que se trata de um surdo, a pessoa é levada à Central de Libras que, por meio de um computador, apresenta sua questão/dúvida em Libras e o intérprete remoto traduz para o atendente. O Atendente responde em Português e o intérprete remoto transfere imediatamente a informação para o solicitante surdo.
 
O primeiro ponto entregue será no Centro de Tecnologia e Inclusão, espaço da Secretaria que disponibiliza cursos para pessoas com e sem deficiência, no Parque Fontes do Ipiranga, mesmo local onde funcionará o Centro Paraolímpico Brasileiro.
 
O Estado de São Paulo conta com 1.893.359 surdos, segundo dados do Censo  IBGE/2010. 

SERVIÇO
Lançamento Central de Libras do Governo do Estado de São Paulo 
lançada pela Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com Deficiência

Data: 28 de agosto
Local: Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, São Paulo /SP - bairro Jabaquara
 
TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sao-paulo-lanca-central-de-librasacao-pioneira-para-inclusao-de-pessoas-surdas

Nenhum comentário: