A partir desta terça-feira (23) até a quinta-feira a Setran realiza um mutirão de fiscalização nos estacionamentos de supermercados e shopping centers de Curitiba. A intenção é garantir o respeito dos motoristas Às vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência. A ação é em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. De acordo com a secretária Mirella Prosdócimo, o principal objetivo da ação é orientar a população. No entanto, quem estiver irregular pode sim ser multado.
A prefeitura não tem um levantamento sobre o número de infrações cometidas dentro dos estacionamentos particulares, como os de supermercados e shoppings. Mas, segundo o agente de trânsito Carlos José Jenzura, independente do local, a desculpa do motorista infrator é sempre a mesma.
Quem tem o direito a estacionar nas vagas preferenciais, aprova a fiscalização. É o caso do aposentado Laércio Hauari, de 67 anos, que tem a credencial de idoso, mas diz que, frequentemente, encontra pessoas estacionadas irregularmente na vaga que deveria ser dele.
Durante os dias de fiscalização, os agentes da Setran também devem conferir se os estabelecimentos estão cumprindo a proporcionalidade de vagas preferenciais e sinalizando os locais corretamente. Além disso, a Secretaria da Pessoa com Deficiência orientou os empresários sobre como proceder em caso de irregularidades.
Segundo a Prefeitura, a partir de primeiro de outubro, este tipo de fiscalização em estacionamentos privados vai ser mais frequente. A multa para quem estaciona na vaga preferencial sem a credencial é de R$53 reais, além de 3 pontos na carteira. Lembrando que, para ter direito a utilizar as vagas preferenciais, não basta ser idoso ou ter uma deficiência: é preciso portar a credencial.
por
por
Nenhum comentário:
Postar um comentário