quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Secretaria de trânsito faz mutirão para garantir respeito às vagas de idosos e pessoas com deficiência

A partir desta terça-feira (23) até a quinta-feira a Setran realiza um mutirão de fiscalização nos estacionamentos de supermercados e shopping centers de Curitiba. A intenção é garantir o respeito dos motoristas Às vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência. A ação é em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. De acordo com a secretária Mirella Prosdócimo, o principal objetivo da ação é orientar a população. No entanto, quem estiver irregular pode sim ser multado.
00:00
00:28
A prefeitura não tem um levantamento sobre o número de infrações cometidas dentro dos estacionamentos particulares, como os de supermercados e shoppings. Mas, segundo o agente de trânsito Carlos José Jenzura, independente do local, a desculpa do motorista infrator é sempre a mesma.
00:00
00:26
Quem tem o direito a estacionar nas vagas preferenciais, aprova a fiscalização. É o caso do aposentado Laércio Hauari, de 67 anos, que tem a credencial de idoso, mas diz que, frequentemente, encontra pessoas estacionadas irregularmente na vaga que deveria ser dele.
00:00
00:00
Durante os dias de fiscalização, os agentes da Setran também devem conferir se os estabelecimentos estão cumprindo a proporcionalidade de vagas preferenciais e sinalizando os locais corretamente. Além disso, a Secretaria da Pessoa com Deficiência orientou os empresários sobre como proceder em caso de irregularidades.
00:00
00:00
Segundo a Prefeitura, a partir de primeiro de outubro, este tipo de fiscalização em estacionamentos privados vai ser mais frequente. A multa para quem estaciona na vaga preferencial sem a credencial é de R$53 reais, além de 3 pontos na carteira. Lembrando que, para ter direito a utilizar as vagas preferenciais, não basta ser idoso ou ter uma deficiência: é preciso portar a credencial.

por  

Nenhum comentário: