domingo, 29 de junho de 2014

Centro Especializado em Reabilitação atende pessoas com deficiência

Pessoas com deficiências física, motora e intelectual têm atendimento através do Centro Especializado em Reabilitação - CER II, mantido pela Secretaria da Saúde de Aracaju. O serviço funciona no prédio anexo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar), na rua Sergipe, bairro Siqueira Campos e atende, em média, 800 pacientes por mês. No centro são oferecidos serviços especializados em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social, além de atendimentos com neuropediatra, ortopedistas e fisiatras. 
A gerente do CER, Patrícia Oliveira Costa, destaca que adultos e crianças com deficiência física e intelectual podem receber o acompanhamento."Para cadastrar, o primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde da Família do bairro onde mora. Depois de passar por uma entrevista prévia com profissionais da equipe de Saúde da Família, o paciente é encaminhado para o CER II onde é feita outra triagem e avaliação para identificar as necessidades do usuário e definir quais tipos de atendimentos mais adequados. Os tratamentos iniciados no CER costumam ser continuados, podem durar meses e são encerrados a depender da evolução demonstrada por cada paciente", explica.
A coordenadora do Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Suely Reis dos Santos, destaca que a atuação do CER ampliou significativamente os números de atendimentos prestados às pessoas com deficiência.

"Desde sua inauguração, a procura pelos serviços é intensa. Para se ter ideia, o centro possui hoje 4.278 pessoas cadastradas. E, após reformas estruturais, está com capacidade mensal para atender mais de 800 pacientes. A maioria dos assistidos tem atendimento de múltiplas especialidades", afirma.
Suely Reis disse que a estrutura do serviço conta com sete salas de consultas para atuação da equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, neuropediatras e fonoaudiólogos.  Além disso, cinco salas destinadas às atividades terapêuticas e um galpão passaram por adaptações, antes da instalação dos aparelhos de fisioterapia, destinados aos exercícios de reabilitação.
Ônibus adaptado
Outra facilidade garantida pela Secretaria da Saúde de Aracaju é um ônibus adaptado para transportar pessoas com deficiência que fazem tratamentos de saúde no CER II. O ônibus faz parte do projeto Viver sem Limites e pega usuários em suas residências diariamente. O veículo adaptado tem capacidade para transportar até seis cadeirantes com acompanhantes e possui mais oito poltronas para outros pacientes, totalizando 20 vagas para passageiros sentados.
Os usuários poderão utilizar o ônibus após fazer o cadastro no setor de serviço social do CER II, que avalia se o paciente preenche os requisitos necessários para usufruir do serviço. O cidadão também pode ligar para o CER II no telefone (79)3234-0933 para se informar sobre o atendimento.

*Com informações da SMS
G1 SE

Nenhum comentário: