O evento Arte Inclusiva traz espetáculos de música (vocalista Dudé, artista com deficiência física), de dança (Balé de Cegos Fernanda Bianchini), xadrez para cegos e exposições de artes visuais de artistas com Síndrome de Down, atendidos pelo Instituto Olga Kos. A ideia é envolver a sociedade na reflexão de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.
As apresentações de artistas com e sem deficiência contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o público de surdos, e audiodescrição, para o público de cegos. Entidades e pessoas físicas podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.
ORIGEM DA DATA
A comemoração anual do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de Dezembro, surgiu durante a realização do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, em 1981. A data visa promover uma melhor compreensão das questões relacionadas ao assunto, com foco sobre os direitos das pessoas com deficiência e os ganhos gerados a partir da integração dessas pessoas em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural de suas comunidades. O objetivo de promover a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade foi determinado pelo Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.
http://www.revistaincluir.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário