segunda-feira, 5 de março de 2012

Mulheres multitarefas


Mulheres multitarefas





Apesar da ajuda dos homens em casa, estudo afirma que elas acumulam mais atividades e estão estressadas por conta disso

Da Redação
redacao@arcauniversal.com

As mulheres que trabalham fora são mais multitarefas que os seus companheiros, apesar de eles estarem ajudando mais em casa, de acordo com um estudo da Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos (EUA). Tal fato tem deixado as donas de casa que enfrentam esta dupla jornada cada vez mais estressadas.
A pesquisa constatou que elas realizam cerca de 10 horas a mais de tarefas em casa, a cada semana, comparado ao que fazem os homens, em trabalhos domésticos, cozinhando ou cuidando das crianças. Estes afazeres consomem 48,3 horas delas contra 38,9 horas deles.
Segundo os pesquisadores, isso representa uma importante fonte de desigualdade entre os gêneros. "Quando você olha para homens e mulheres em situações similares de trabalho, eles são muito parecidos. Mas quando chegam em casa, fica muito claro que elas estão abraçando muito mais as responsabilidades domésticas e com as crianças”, afirma Barbara Schneider, professora de sociologia da Universidade e coautora do estudo.
O levantamento foi publicado na revista American Sociological Review, e tem como base as respostas de um universo de 368 mães e 241 pais em famílias dos Estados Unidos com duas fontes de renda – o que reflete o segmento da população mais pressionado pela falta de tempo.
Na avaliação da professora, além de fazerem mais, as tarefas que as mulheres realizam ao mesmo tempo em casa são mais trabalhosas. "Os pais, em contraste, costumam se envolver em outros tipos de atividade quando fazem multitarefas em casa, tais como falar com terceiros ou cuidar de si. Essas são experiências que pesam menos," ressaltou Barbara.
Desigualdades de sexo continuarão existindo
O estudo demonstrou ainda que as multitarefas são mais estressantes para as mulheres, que relataram sentir emoções negativas quando fazem muitas coisas ao mesmo tempo em casa ou no trabalho.
"Não devemos fazer suposições falsas de que as coisas mudaram drasticamente. Eu acredito que ainda há muitas questões, tanto no trabalho e certamente em casa, que sugerem que existem e continuarão existindo desigualdades de sexo”, concluiu a professora.

Leia mais sobre este assunto

Nenhum comentário: