Projeto de educação inclusiva desenvolvido em São Miguel do Iguaçu vence concurso nacional patrocinado pelo Ministério da Educação
O projeto Bater das Asas, criado pela professora Lúcia Dartora Turri, 25 anos de dedicação ao magistério e desenvolvido na Escola Municipal Serafim Machado de Souza, é o vencedor do Concurso Nacional Professores do Brasil em sua 5ª edição.
A professora Lúcia(Tata) Dartora Turri num dos momentos de interação com os alunos do 4° ano
Criado pelo Ministério da Educação, o concurso deste ano contou com a participação de mais de mil projetos inscritos. Sendo que entre os finalistas, 40 deles são de municípios da região sul.
A notícia foi ratificada pelo Ministério da Educação que está confirmando a solenidade de premiação para o próximo dia 14, com a presença da presidenta Dilma Russeff e o Ministro da Educação, Fernando Haddad.
O Projeto Bater das Asas
Segundo sua autora, professora Lúcia Dartora Turri o projeto surgiu quando ela própria se deparou com a situação de receber um aluno com PC (Paralisia Cerebral) que passou a freqüentar a sua turma do 4° ano.
Hoje o projeto beneficia mais 7 alunos entre 7 e 12 anos que freqüentam as varias séries da escola e são portadores de deficiências diversas, fazendo de São Miguel do Iguaçu referência em educação inclusiva.
Segundo a professora que deve apresentar o projeto para especialistas – “o objetivo é clarear o sentido da inclusão, com inovações compreensíveis na prática educacional, destacando os questionamentos dos educadores quando deparados com a inclusão em sala de aula, pois toda teoria acadêmica de ensinar alunos com déficit de toda ordem deixam os educadores pequenos diante de uma realidade desconhecida”.
O prefeito Armando Polita traduziu a conquista afirmando: “só temos a comemorar e reconhecer o profissionalismo da professora Lucia e equipe pedagógica da Escola Serafim machado. Estamos muito felizes juntamente com todo o projeto de educação do município . É muito gratificante para todos de São Miguel do Iguaçu”.
A notícia foi muito comemorada na Escola Serafim Machado de Souza. Tanto pela diretora Loerita Ronssone Piaia, quanto pela equipe pedagógica, pais e alunos. (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário