sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Brasileiro “da inclusão” vira oportunidade de aprendizado
GAZETA DO POVO
Em Curitiba, pela primeira vez a competição terá a modalidade cadeirantes. Técnicas diferentes, mas que dialogam entre si
Publicado em 14/10/2010 Adriana Brum
Curitiba recebe, a partir de hoje, os principais esgrimistas brasileiros. Além de mostrarem técnica e habilidade no manuseio de espadas, sabres e floretes, eles terão muito o que ver e aprender. É a primeira vez que o Campeonato Brasileiro da modalidade reúne, simultaneamente, a disputa de atletas e para-atletas.
De hoje até domingo, os cerca de 150 esgrimistas poderão acompanhar o desempenho de atletas cadeirantes em busca do título nacional. E devem se surpreender com a habilidade dos golpes deles, assim como o esgrimista Ivan Marangon Schwantes, que, desde o início deste ano, treina seis para-atletas.
“É surpreendente a velocidade que têm nos movimentos de braço e o quanto desenvolvem a movimentação do tronco”, diz o atleta paranaense, que esteve na seleção que disputou o Pan-Americano do Rio, em 2007. Tal desenvoltura já fez com que o técnico levasse esgrimistas “convencionais” aos treinos dos paraesgrimistas com o objetivo de aprimorar suas técnicas.
A principal diferença nas regras é que o cadeirante compete com a cadeira de rodas fixada no chão, enquanto nas provas tradicionais o esgrimista pode se deslocar em uma pista de 14 metros.
Além de técnico, Ivan disputará o Brasileiro na categoria espada, na qual pode, mais uma vez, confrontar-se com seu irmão, Athos, atual líder do ranking nacional. Não serão os únicos representantes da família na disputa. A irmã, Lorana, é a 11.ª colocada no ranking da espada feminina. No domingo, o pai, Ronaldo Schwantes, concorre na categoria veteranos.
“Será uma competição muito forte. Os melhores esgrimistas do Brasil estão se preparando há tempos para esse campeonato. Destaque para o pessoal de São Paulo, que tem uma equipe muita competitiva, e Porto Alegre, com um time jovem”, avalia Athos.
Serviço
Campeonato Brasileiro de Esgrima, em Curitiba, no ginásio do Colégio Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135, Centro). Entrada Gratuita.
Hoje: espada feminino (8h30) e sabre masculino (13 h).
Amanhã: espada masculino (8h30) e florete feminino (14 h).
Sábado: florete masculino (8h30) e sabre feminino (14 h). Finais sempre às 18 h.
Domingo: Competição por equipes e veteranos.
Fale conosco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário