domingo, 8 de setembro de 2013

Terapia Ocupacional online: terapeutas no computador?

Quando vi o título “Terapia Ocupacional Online”  fiquei bastante interessada. O link me levou a uma plataforma que leva para escolas e clientes (crianças) serviços terapêuticos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Online, aPresenceLearning.
Usando o raciocínio de “a qualquer hora e em qualquer lugar”, a plataforma permite às escolas e aos pais acesso a uma rede nacional de  profissionais de saúde que trabalham através de vídeo-conferência, usando ferramentas online para as atividades terapêuticas.
O serviço, segundo a plataforma, permite uma melhor adequação entre a criança e o terapeuta. Por exemplo, pela quantidade de profissionais que eles possuem é muito mais fácil conseguir um especialista apropriado para as necessidades dos clientes.
No caso da Terapia Ocupacional, os profissionais prestam serviço por meio de atividades e exercícios – todos online, óbvio!!-  que visam trabalhar as seguintes habilidades:
  • Habilidades motoras finas
  • Postura
  • Leitura e escrita
  • Processamento sensorial
Algumas vantagens do serviço que eles propõem:
- Elimina o custo e otimiza o tempo da criança, pois não é necessário transportá-la para as sessões de terapia. Basta um computador capaz de realizar uma boa vídeo-conferência e pronto!
- As crianças adoram tecnologia e ficam motivadas em realizar tarefas nos computadores. Além de ser motivante para as crianças, os pais têm comunicação quando quiserem com os profissionais e recebem relatórios por email dos atendimentos.
Abaixo vocês podem conferir um vídeo de uma atividade sendo aplicada por vídeo-conferência.

Depois de ver tudo isso e algo mais fiquei pensando: “Bem, será que a tecnologia vai funcionar desta forma para os atendimentos futuros de profissionais de saúde??”. Com as dificuldades que temos hoje em alguns lugares (como transporte público) e o tempo cada vez mais reduzido das pessoas, que precisa ser otimizado, será essa a solução que as próximas gerações encontrarão?
Caramba… 

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello,

If there are any questions or anyone would like to explore Online Therapy, we would be happy to share.

david@presencelearning.com

Best,

David Taggart

Anônimo disse...

If there are any questions about PresenceLearning or Online Therapy, please contact

David@presencelearning.com

Thank you