domingo, 25 de julho de 2010

Inclusão Digital: Campo Grande prepara população para a “cidade do futuro”

O objetivo destas ações parte do mais óbvio - que é preparar os cidadãos para um mercado de trabalho cada vez mais exigente – mas, também, busca dinamizar a vida do campo-grandense, seja pela otimização dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas ou pela utilização de telecentros, onde qualquer cidadão pode, por exemplo, imprimir a segunda via de um boleto bancário ou receber lições de informática básica.
Para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o assunto é da maior importância. A recomendação expressa é de que as Secretarias Municipais busquem sempre maneiras de se modernizarem. Enquanto isso, diversas realizações da prefeitura permitem que a população entre em sinergia com o ritmo da cidade. “Inclusão Digital é uma grande preocupação nossa. Temos a meta de preparar nossa população para as novidades, de colocar os jovens em contato com novas tecnologias e, principalmente, de incentivar o bom uso destes recursos. Queremos que, por meio da Inclusão Digital, um horizonte de oportunidades surja para o campo-grandense”, explica.
De fato, diversas secretarias já contam com sistemas informatizados, cujo manuseio requer o mínimo de conhecimentos em informática. O sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas é um bom exemplo de modernização do serviço público. Saber manusear a ferramenta é requisito fundamental para o funcionamento da mesma. Por este e outros motivos, diversas ações pontuais em Inclusão Digital estão acontecendo na Cidade Morena.
Educação em ritmo acelerado - Experiências de Inclusão Digital vêm sendo tocadas em diversos setores da administração pública de Campo Grande. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), por exemplo, são executados vários projetos na área, onde professores e alunos recebem capacitação específica e são introduzidos às práticas virtuais e às novas tecnologias.
Segundo a secretária Maria Cecília Amêndola da Mota, responsável pela pasta, o sucesso dos projetos se dá tanto pela preocupação em aproximar os estudantes das novidades, quanto pela melhora da estrutura da educação básica na Rede Municipal de Ensino. “Atualmente, dispomos de uma boa estrutura para executar os projetos, pois todas as escolas já contam com laboratórios de informática. Inclusive, algumas escolas já dispõem de alguns recursos audiovisuais e nossos corpo docente está sendo treinado para explorar ao máximo as ferramentas digitais”, explica.
Este é o caso do Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), uma parceria com o MEC. O projeto tem a preocupação de capacitar o corpo docente para o manuseio de novas tecnologias, bem como para a criação e execução de projetos por meio de subsídios teóricos, metodológicos e práticos. “Os professores recebem treinamento para compreender o potencial pedagógico desses novos recursos, para planejar estratégias de ensino e aprendizagem e para utilizar as TIC na prática pedagógica”, explica .