terça-feira, 24 de dezembro de 2013

+ tolerancia + amor no LABORATORIO DE INCLUSAO!!Vejam ai!!!

Publicado em por
Feliz Natal 2013
Desejamos a você mais tolerância com as diferenças e mais amor nas atitudes. No natal ouvimos frases como “o natal existe e ninguém é triste e que no mundo há sempre amor” ou “seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem”. Então vem a realidade. Pessoas sofrendo pelas violências nas ruas, o mundo em guerras., concentrações de renda, aumento da pobreza, da fome, do racismo, dos preconceitos. Uma paz que ainda não veio.
Por que repetimos as mesmas frases, todos os anos, mesmo sabendo que ainda não são reais? Somos teimosos ou incoerentes? Somos incansáveis ou acomodados? A tolerância com as diferenças humanas pode mudar o mundo, melhorar as pessoas, as vidas. Precisamos de mais amor, mas o amor só tem sentido com atitudes. Precisamos cantar o natal, mas também precisamos ter atitudes para melhorar o mundo. Assim poderemos um dia cantar a verdade e não a mentira.
Aqueles que fazem a diferença, que fazem sua parte, por atitudes de solidariedade, respeito e amor, podem cantar pelo menos que o natal existe porque não desistiram de lutar, porque continuam sonhando em ser feliz. Acreditar em um mundo melhor só tem sentido quando permitimos ter atitudes de generosidade com outras vidas. A paz, afinal, está dentro de cada um e é refletida através de nossas atitudes por um mundo melhor.

Publicado em Laboratório de Inclusão | Deixe um comentário

Mensagem de Natal - Fenapaes


Mensagem Natalina

Missa em libras e rampas no altar levam acessibilidade a Alfenas, MG

 Missa em libras e rampas no altar levam acessibilidade a Alfenas, MG. Intérprete traduz celebrações para fiéis com deficiência auditiva. Rampas foram construídas para cadeirantes e deficientes físicos *

Exemplos diferentes de acessibilidade são práticas constantes na Paróquia de São Sebastião e São Cristóvão em Alfenas (MG). As missas são traduzidas em libras, ou seja, na linguagem dos sinais. Além disso, rampas foram construídas na igreja e cadeirantes e deficientes físicos podem participar das missas e cerimônias na igreja.

O estudante Wladimir Batista é deficiente auditivo e depois que a tradutora Nathália Greck passou a atuar na paróquia, ele teve mais facilidade de compreender o significa do que é passado. “Ela traduz e eu consigo entender melhor as orações, as canções e isso aumentou minha fé”, disse para a professora, que traduziu.

Thamires Passos já frequentava a paróquia, mas antes da chegada da intérprete de livras, tinha dificuldades para entender as missas. “Agora eu consigo até mesmo aprender mais sobre a religião católica e sobre os santos”, comentou a estudante.

Ponto para a intérprete, que está satisfeita com o trabalho realizado. “Eu recebi o convite do padre André Aparecido da Silva e aceitei. No início as pessoas não entendiam o que eu fazia, o que é uma reação normal, mas com o tempo entenderam a necessidade de promover esse tipo de acessibilidade”, lembrou.

Para ele, as intervenções tornaram a igreja um espaço mais democrático e acolhedor. “Aqui as diferenças não excluem, elas aproximam”, completou.

Entretanto, não apenas os deficientes auditivos que foram beneficiados pela acessibilidade. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2012, pelo menos 23,9% de toda população do país tem algum tipo de deficiência e o padre, observando que alguns fiéis não podiam participar de todas as cerimônias por causa dos degraus resolveu adaptar a igreja.

A Paróquia recebeu então duas novas rampas do lado de fora e uma removível no altar, para que cadeirantes e deficientes físicos consigam participar ativamente das atividades da igreja, como a ministra da eucaristia, Áurea Alves. “Agora eu posso ajudar na comunhão, já que a cadeira de rodas recebeu uma adaptação para que eu possa distribuir o vinho”, disse.
fonte: G1 - 24/12/2013

Fique por dentro das notícias com a Gata de Rodas
Acesse o link: www.facebook.com.br/gataderodas
e click em: Curtir
Ver mais
 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=593094564077429&set=pcb.593094834077402&type=1&theater