domingo, 18 de outubro de 2009

Feira terá 2 mil vagas para deficientes

Curitiba terá nesta semana um evento voltado para pessoas com deficiências que estão buscando uma vaga no mercado de trabalho. Organizada pela prefeitura, a feira de empregos vai oferecer 2 mil oportunidades e cursos de capacitação profissional para deficientes.




Ao todo, 20 empresas de recursos humanos estarão presentes no Centro de Convenções de Curitiba para selecionar trabalhadores para as vagas disponíveis. Durante o evento, será possível entregar currículos e até ser contratado imediatamente. É preciso levar a Carteira de Trabalho e Previdência Social e a Carteira de Identidade. A entrada no evento será gratuita e não requer inscrição.



Todas as empresas com mais de 100 empregados são obrigadas por lei a empregar pessoas com deficiência. As cotas variam entre 2% e 5% do total de funcionários. Na capital, ao todo são 745 empresas com mais de 100 empregados. Juntas, elas deveriam empregar pelo menos 18.377 trabalhadores, mas apenas 6.170 postos estão preenchidos, segundo o Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS-2007).



“Concentramos no mesmo dia e local diversas agências de recursos humanos e de capacitação, para criar uma oportunidade facilitadora para empresas, que precisam cumprir as normas, e para pessoas com deficiência, que terão mais acesso ao mercado de trabalho”, afirmou o secretário municipal do Trabalho, Jorge Bernardi, de acordo com o site da prefeitura. “Com capacitação adequada e acesso ao mercado formal de trabalho, melhora a renda e a qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias.”



Serviço



1ª Feira do Emprego e Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência.



Data: 22 de outubro



Horário: 8h às 17h



Local: Centro de Convenções de Curitiba, Rua Barão do Rio Branco, 370, Centro.