domingo, 8 de setembro de 2013

Pessoal, acessem nosso blog www.futurotaquiblogspot.com (Futuro Está Aqui)ou siga-nos no twiter @blogsdomatheus


Pessoal, acessem nosso blog www.futurotaquiblogspot.com (Futuro Está Aqui)ou siga-nos no twiter @blogsdomatheus.Eu e o Matheus iniciamos há 4 anos em 17\9\2009, com proposito e necessidade de pesquisa sobre Tecnologias Assistidas,as experiencias inclusivas ressaltando a realidade no pais e no  mundo sobre esse lindo movimento que adoro que fez quebrar muitos preconceitos  dando rumos diferentes a sociedade que vivemos!

Hoje o Futuro está com nova cara mais ativista,parceira de novos grupos ligados a acessibilidade,direito,educação,politica,ciências sociais enfim pessoas voltadas aos Direitos da Pessoa com Deficiência da Grande Curitiba através do Fórum que fomos convidados a participar como cooperadores há um ano atras e hoje coordenamos,mudanças rápidas como urge também a nossa sociedade que requer ações rápidas e por isso próximo ao dia Internacional da Pessoa com Deficiência estaremos num evento criado na administração anterior de Curitiba o dia DICES que estremos divulgando na sequencia.

Mas como não bastasse a pouco iniciei um curso e fico feliz em ser contemplada pelo MEC para o teleduc.proinesp.ufrgs.br sobre Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis
 Módulo 1 - Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis e  Política Nacional de Educação Especial,isto me orgulha e responsabiliza ainda mais para dar significado verdadeiro ao nosso profissionalismo. 

Acessem e dou até a sugestão de criarem seus blogs,utilizarem seus faces ou Twitteres para ações globais numa rede de informação e ação!!!
                                                                                                              Grata e até breve.

O futuro já não é o que era, diz um graffitto numa rua de Buenos Aires. O futuro prometido pela modernidade não tem, de fato, futuro. (...) perante isso só 
há uma saída: reinventar o futuro, abrir um novo horizonte de possibilidades, 
cartografado por alternativas radicais às que deixaram de o ser. Com isso assume-se que estamos a entrar numa fase de crise paradigmática e, portanto, 
de transição entre paradigmas epistemológicos, sociais, políticos e culturais. 
(BOAVENTURA SANTOS, 1997, p.322)

Acessibilidade: ACD na luta pelo fim dos tropeços e quedas

Presidente da associação aponta muitas coisas a melhorar. A começar pelos ônibus e semáforos para pedestres
Imagem
Desde o ano 2000, pela Lei nº 10.098, todas as vias, espaços públicos, edifícios, meios de transporte e de comunicação brasileiros devem ser acessíveis a todos os cidadãos. Mas não é isso que se vê.
Muitas das calçadas dos municípios da região, por exemplo, são convites para tropeços e quedas. Em muitos locais ainda nem existem. Em outros, são irregulares, dificultando ainda mais a passagem dos pedestres. Mais que isso, dificultando a locomoção de pessoas com deficiência.
O tema é debatido há anos pela Associação Canoinhense dos Deficientes (ACD), que sempre solicita à comunidade e ao poder público medidas que favoreçam a locomoção e a acessibilidade.
Para a presidente da Associação, Arlete Kwitschal Schroeder, as calçadas são precárias. Não há padronização em todas as ruas, como o rebaixamento para cadeirantes e piso tátil de alerta para deficientes visuais. “Ainda são raros os locais em que há adequação para acesso dos deficientes”, comenta.
Segundo Arlete, os deficientes visuais sofrem mais em locais com telefones públicos, lixeiras ou árvores nas calçadas. Como não tem alerta no piso, as pessoas estão mais propensas a bater nesses objetos. “Tem associado com marcas pelo corpo, por causa disso.” A presidente da ACD ainda avisa que as placas, colocadas por algumas lojas no meio da calçada, também prejudicam.
BARREIRAS
“Muitos nem saem de casa. Essa é a barreira deles.” Há quem não goste de pedir ajuda para subir escadas, atravessar a rua, guiar pelas calçadas. Mas há quem não se importe com isso.
Arlete é uma das pessoas que vivem na pele o problema da acessibilidade. Porém, ela não se incomoda em sair de casa. Não foi o derrame cerebral, que paralisou parte do corpo, que a impede de passear, visitar locais e se divertir. Ela admira os estabelecimentos que têm a sensibilidade de adequar banheiros, rampas, corrimões e preservar vagas em estacionamentos para deficientes. “É claro que, se a rampa for muito inclinada, não vai ajudar”, explica.
A presidente da associação também cita a Prefeitura e a rodoviária como bons exemplos. Como os dois prédios têm dois pisos, durante anos foram alvos de críticas por não possuírem ferramentas acessíveis. “Dias atrás pensei: ‘vou até a Prefeitura e preciso pedir ajuda para subir as escadas até a Secretaria de Saúde’. Depois eu lembrei que tem elevador. Na rodoviária também tem. Já usei muitas vezes”, conta, com certa alegria no olhar. Cada conquista, em qualquer local público, é vitória.
Arlete ainda aponta muitas coisas a melhorar, a começar pelos ônibus e semáforos. “Não temos ônibus para deficientes. Os funcionários são todos muito prestativos, mas tem gente que não gosta de depender dos outros. Já nos semáforos, faltam sinais para pedestres e respeito por parte dos motoristas. É preciso paciência”, desabafa.

Emprego apoiado e inclusão de pessoas com deficiência é tema do 6º Reatiba

Emprego apoiado e inclusão de pessoas com deficiência é tema do 6º Reatiba
Evento tem como objetivo oferecer um espaço de integração entre empresas e sociedade para discutir ações de inclusão
O Reabilitação, Inclusão e Tecnologia – Reatiba chega a sua 6ª edição com os avanços a respeito da inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mundo do trabalho. O 6º Reatiba tem como tema deste ano “Novos caminhos para a inclusão” e traz em sua programação as questões que estão em debate no momento, como a Instrução Normativa 98/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego, o Emprego Apoiado e a Lei de Cotas, que completou 22 anos de existência no Brasil.
Iniciativa do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi), o 6º Reatiba é um chamado às empresas para o processo de inclusão e exercício da responsabilidade social corporativa. A solenidade de abertura do evento vai contar com a palestra Inclusão da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná ministrada pelo Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (PR), Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca.
O evento também vai oferecer a opção de acompanhamento à distância via internet por meio da parceria realizada com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná como forma de alcançar as pessoas de outros municípios que desejam ver as palestras.

http://www.fiepr.org.br/cpce/News18479content224451.shtm

Cadeira de rodas ganha versão elétrica super high-tech


A cadeira de rodas elétrica Whill Type A e o acessório para cadeiras de rodas comuns Whill Concept prometem revolucionar o mercado de acessibilidade. Ambos têm bateria com autonomia de até 20 Km, pesam cerca de 35 Kg e possuem visual futurista.
A cadeira de rodas elétrica Whill Type A (Foto: Divulgação)A cadeira de rodas elétrica Whill Type A (Foto: Divulgação)
A Whill Type A possui assento que não contém medidas ergonômicas para pessoas com deficiência física, o que indica que ele será comercializado, inicialmente, como uma opção de mobilidade pessoal. Sua bateria possui autonomia de até 20 quilômetros com uma única carga, o suficiente para um veículo pequeno que percorre curtas distâncias.
Já o modelo Whill Concept (Foto) é um acessório parecido com um fone de ouvido gigante, que se acopla facilmente a uma cadeira de rodas normal, automatizando a tração das rodas e facilitando a locomoção. Os comandos são realizados através de uma barra de direção localizada na altura das mãos do usuário.
O grupo de desenvolvedores da Whill é formado por engenheiros japoneses que já trabalharam em grandes empresas, como Nissan, Sony e Olympus. A equipe criou alguns protótipos que, no momento, estão em processo de produção. O lançamento é esperado no mercado americano para o início de 2014.
Veja o vídeo do protótipo:
Via Mashable

CIDADE ACESSÍVEL É DIREITOS HUMANOS Sem audiodescrição

Avenida Paulista da exemplo de calçadas acessíveis na reportagem da TV S...

Calçada Consciente Goiania

Metrô leva 3 meses para consertar elevador para idosos e deficientes

A burocracia e a crise do Metrô com fornecedores, alguns acusados de cartel, criam transtornos entre Portadores com Necessidades Especiais da região oeste de São Paulo.
Quem usa a estação o terminal metrô Vila Madalena, da Linha Verde, está já há meses sem acesso à plataforma. O elevador da empresa ThyssenKrupp, que venceu a concorrência e faz a manutenção, está quebrado há dois meses.
E segundo a própria companhia ficará até setembro parado. Uma placa eletrônica foi retirada e levada para a fábrica do grupo na Espanha. Por ser um elevador elétrico, não hidráulico, como os mais modernos, técnicos não conseguem sanar o defeito.
Segundo a Ouvidoria do Metrô, “o elevador existente na estação Vila Madalena apresentou falha e, para a segurança dos usuários, está sendo mantido interditado.”
“Por se tratar de material importado e não ser item de estoque, necessitamos encomendar o componente e aguardar que a entrega seja realizada pelo fornecedor.”
A Companhia do Metrô afirmou através da sua assessoria de imprensa que “compreende as dificuldades e o desconforto que a ausência do elevador traz aos passageiros que têm deficiência ou mobilidade reduzida e, portanto, precisam do equipamento para se locomover pela estação Vila Madalena”.
Garante que, como forma de assegurar os deslocamentos, principalmente àqueles que utilizam cadeiras de rodas, sejam tradicionais ou motorizadas, funcionários da estação estão realizando o transporte até a plataforma por meio das escadas rolantes. Segundo o Metrô, a alternativa é segura, já que todos os empregados que atuam nas estações, nos trens e no corpo de segurança passam por treinamento específico para prestar auxílio às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
E esclarece que a demora no reparo do elevador se deve à aquisição de uma placa eletrônica importada. O componente não está disponível de imediato no mercado e segundo a empresa fornecedora o prazo para importação da placa é de 45 dias.
“Em razão do processo de compra – que exige legalmente a cotação, a emissão do pedido de importação, o recebimento e o desembaraço aduaneiro – as etapas para aquisição da peça e a normalização do elevador demandam tempo. A expectativa da Companhia é que o elevador esteja em funcionamento até o final do mês de setembro. Lamentamos os transtornos e informamos que neste período, os funcionários da estação Vila Madalena prestarão todo auxílio necessário aos passageiros.”
Três meses no mínimo para consertar um elevador. E de uma estação terminal. Que fase…


Atualmente, todas as estações e trens do Metro de São Paulo são acessíveis às pessoas com deficiência. O Metrô possui, ao todo, 138 elevadores e 511 escadas rolantes. Além disso, todas as estações têm piso tátil para orientar os deslocamentos das pessoas com deficiência visual. A companhia disponibiliza uma linha gratuita – 0800 774 41 42 – na Central de Informações do Metrô para atendimento ao público

QUE HISTÓRIA VOCÊ QUER PARA VOCÊ? - Com Fernanda Ruas

Reabilitação Cognitiva.Quer ver mais acesse!!!!


Já imaginou utilizar truques de mágica como recurso terapêutico?

27/08/2013por 0
Queremos apresentar para vocês o Breath Magic. Projeto internacional criado em 2008 que integra truques de mágica, especialmente adaptados,  no contexto terapêutico de crianças com hemiplegia e outros danos cerebrais. Promove durante a terapia o trabalho com atividades manuais, linguagem corporal, repetição de movimentos e manutenção do contato visual. Os pacientes tornam-se verdadeiros mágicos, sendo […]
Dicas e ReferênciasLeia texto completo

Combinando apps com jogos para atividades na Reabilitação

03/06/20133
Já sabemos que os jogos têm um potencial imenso como recurso terapêutico, e quanto isso não há mais dúvidas, é fato. Também sabemos que os apps (aplicativos para iPhone, iPad e tablets de forma geral) cada vez mais fazem parte das sessões de Reabilitação mundo à fora, tendo se mostrado um potencial recurso terapêutico para trabalhar […]
Leia texto completo

A Síndrome da Simpatia

22/09/20111
Cientistas estudam como a ausência de alguns genes causa as manifestações físicas e comportamentais da síndrome de Williams, doença rara marcada pelo excesso de sociabilidade. Eles são falantes, sorridentes e demonstram uma sociabilidade excessiva. São os portadores de uma desordem genética rara, a síndrome de Williams. Ela atinge uma entre 15 mil pessoas e é […]
Leia texto completo

Níveis elevados de magnésio no cérebro melhoram a aprendizagem e a memória

12/02/20102
Uma nova investigação conclui que o aumento de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória em ratas jovens e adultas. O estudo, publicado na revista Neuron, sugere que o aumento da ingesta de magnésio pode ser uma estratégia válida para melhorar as habilidades cognitivas. Sendo difícil aumentar os níveis de magnésio no cérebro […]
Leia texto completo

Gênios moldados pelo TDAH

05/02/20106
O TDAH é geralmente considerada como uma desvantagem na vida, com seus traços característicos da desatenção levando a problemas na escola e em casa. Entretanto, o professor Michael Fitzgerald disse no encontro anual do Royal College of Faculty of Academic Psychiatry que poderia ser uma vantagem. Claramente , TDAH não é uma garantia de ser um gênio, […]
Leia texto completo

Aprender sobre Piaget

26/09/20091
Quem estuda cognição tem por obrigação conhecer nomes como o de Jean Piaget. Confira no vídeo abaixo, retirado do youtube,  algumas informações sobre a vida e as reflexões de Piaget sobre a aprendizagem. Tem alguma sugestão ou comentário? Comente! Ana Katharina Leite
Leia texto completo

Sugestão de exercício: cálculo e memória episódica

24/08/20090
A sugestão de exercício trazida hoje foi desenvolvido para uma cliente que tem queixas mneumônicas e sempre gostou de operações matemáticas. No início da sessão, a cliente foi esclarecida que o encontro seria destinado a lembrar situações e datas importantes da vida dela (memória episódica) e que, a partir dessas informações ela seria requerida a […]
Leia texto completo

Terapia Ocupacional online: terapeutas no computador?

Quando vi o título “Terapia Ocupacional Online”  fiquei bastante interessada. O link me levou a uma plataforma que leva para escolas e clientes (crianças) serviços terapêuticos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Online, aPresenceLearning.
Usando o raciocínio de “a qualquer hora e em qualquer lugar”, a plataforma permite às escolas e aos pais acesso a uma rede nacional de  profissionais de saúde que trabalham através de vídeo-conferência, usando ferramentas online para as atividades terapêuticas.
O serviço, segundo a plataforma, permite uma melhor adequação entre a criança e o terapeuta. Por exemplo, pela quantidade de profissionais que eles possuem é muito mais fácil conseguir um especialista apropriado para as necessidades dos clientes.
No caso da Terapia Ocupacional, os profissionais prestam serviço por meio de atividades e exercícios – todos online, óbvio!!-  que visam trabalhar as seguintes habilidades:
  • Habilidades motoras finas
  • Postura
  • Leitura e escrita
  • Processamento sensorial
Algumas vantagens do serviço que eles propõem:
- Elimina o custo e otimiza o tempo da criança, pois não é necessário transportá-la para as sessões de terapia. Basta um computador capaz de realizar uma boa vídeo-conferência e pronto!
- As crianças adoram tecnologia e ficam motivadas em realizar tarefas nos computadores. Além de ser motivante para as crianças, os pais têm comunicação quando quiserem com os profissionais e recebem relatórios por email dos atendimentos.
Abaixo vocês podem conferir um vídeo de uma atividade sendo aplicada por vídeo-conferência.

Depois de ver tudo isso e algo mais fiquei pensando: “Bem, será que a tecnologia vai funcionar desta forma para os atendimentos futuros de profissionais de saúde??”. Com as dificuldades que temos hoje em alguns lugares (como transporte público) e o tempo cada vez mais reduzido das pessoas, que precisa ser otimizado, será essa a solução que as próximas gerações encontrarão?
Caramba…