sexta-feira, 14 de novembro de 2014

1 Piquinique inclusivo de Curitiva e Regiao!!30/11.Voce é convidado especial!

Projeto lindo de uma amiga mais que especial. Para os que puderem apoiar a causa, de alguma maneira, muito obrigada.
"Se puder me ajude a divulgar a página, ao continuar minha caminhada levando ao poder público quanto mais adeptos mais força ganha o projeto." LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade

Vamos juntos trabalhar para tornar realidade este projeto nos parques da capital! Obrigada pelo apoio:Felipe Braga Côrtes.!!




Inclusão na Diversão: Recebi hoje a Shirley Ordônio e Marco Zeni do Projeto LIA ( Lazer, Inclusão e Acessibilidade) para tratar de ações que garantam o direito da criança com deficiência de brincar em parques públicos

Vamos juntos trabalhar para tornar realidade este projeto nos parques da capital! — com LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade e Shirley Pereira Ordonio

CURTAM A PÁGINA:

USP oferece curso online grátis do sistema Braille

 


 A Universidade de São Paulo (USP) oferece um curso online grátis de Braille (sistema usado por pessoas cegas) pela internet, destinado a pessoas que não têm deficiências visuais. 


As aulas são indicadas para crianças, pais, professores e funcionários de escolas que mantenham projetos de inclusão de cegos.


Pessoas que tenham interesse em aprender a usar o sistema Braille poderão fazê-lo gratuitamente, pela internet. O material pode ser acessado em português, inglês e espanhol.


Metodologia do Curso Braille


As pessoas que enxergam não precisam do tato para ler em Braille. Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em uma célula, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia.


O Braille Virtual é uma animação gráfica que pretende facilitar o aprendizado do sistema. Com os símbolos divididos em grupos de 10, o usuário poderá perceber primeiramente quais pontos formam cada letra Braille. 


Num segundo momento há a repetição de cada letra, no intuito de facilitar a memorização. Terminada a animação, o usuário pode clicar em cada célula Braille disposta para repetir o aprendizado. 


A partir do segundo grupo de letras, ao se acrescentar ou retirar apenas um ponto do grupo anterior, forma-se um novo grupo de letras, acelerando o processo. O Braille Virtual é um curso livre e não oferece certificado.


Para fazer o curso, entre no site www.braillevirtual.fe.usp.br, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP.


Aproveite!


Fonte:  Canal do Ensino

Escrita em braille é obrigatória em estabelecimentos de Friburgo, no RJ

Prefeito sancionou lei no dia 7 deste mês,
Hotéis, restaurantes, hospitais e shoppings devem aderir.

Do G1 Região Serrana
Cardápios em braille (Foto: Reprodução/PEGN)Cardápios de restaurante também terão que ser
adaptados (Foto: Reprodução/PEGN)
Restaurantes, hotéis, pousadas, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, são obrigados a praticar a escrita em braille desde o dia 7 deste mês. O prefeito Rogério Cabral sancionou a Lei Municipal 4.347 que dispõe sobre essa obrigatoriedade em todo serviço de informação no município. O executivo baixará normas regulamentares necessárias ao cumprimento da lei. Essa regulamentação se dará em forma de decreto municipal.
O Código Braille é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Por meio da combinação destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Em situações mais simples, o texto em braille pode ser produzido com a utilização de uma régua especial e um estilete que registram os pontos em uma base que marca os lugares marcados.
Quem criou o código foi Louis Braille, que estabeleceu esse novo sistema de escrita e leitura para cegos, no ano de 1829, com a publicação desse novo código no livro “Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles”.
Atualmente, existem máquinas de escrever adaptadas para a confecção de textos em Braille e computadores que conseguem transformar um simples comando de voz em um texto adaptado a esse mesmo código. Sem dúvida, o sistema Braille abriu um campo de possibilidades que rompe com as limitações impostas pelo corpo. Mesmo sem a visão do mundo material, os cegos podem produzir conhecimento, realizar projetos e, principalmente, sentir o mundo à sua maneira.
Em São Paulo - e em muitas outras cidades brasileiras - o estabelecimento que não dispuser ao cliente cardápios em Braille pode ser denunciado e multado, pois há leis que determinam que restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis devem disponibilizar cardápios com o código para pessoas com deficiência visual. Em São Paulo, esse direito é garantido pela Lei 12.363/97, que é regulamentada pelo Decreto Municipal nº 36.999/97.