segunda-feira, 14 de maio de 2012

Instituto Claro na Interdidática 2012

Evento de tecnologia educacional em São Paulo reúne educadores, gestores e interessados em discutir a aplicação das tecnologias digitais ao contexto da sala de aula. O Instituto Claro marcou presença mais uma vez no evento anual e registra alguns momentos e depoimentos interessantes.

Em escola de Minas Gerais, alunos entram em contato com o computador pela primeira vez


por Leonardo Neiva
13 ABRIL 2012
Alcione Rocha
Alunos da escola Maria Coeli Ribas Andrade e Silva durante atividade de pesquisa nos computadores
Há educadores e especialistas em TICs que defendem que o laboratório de informática na escola, naquele modelo tradicional, montado em uma sala em separado e com computadores lado a lado, é algo ultrapassado. Na Escola Municipal Maria Coeli Ribas Andrade e Silva, em Pirapora (MG), as máquinas estão assim dispostas, mas basta chegar ao laboratório e acompanhar o trabalho que lá é feito para se ter certeza de que o termo ultrapassado, ao menos ali, não se encaixa.

O colégio atende jovens carentes da região. Grande parte deles não possui computador em casa e entrou em contato com essa tecnologia por meio justamente do laboratório da escola, que está inserido na dinâmica do projeto Infoeduc desde 2008 e atende 600 crianças por semana. No início do projeto, eram 10 máquinas. Hoje, são 28. O investimento no incremento do número não foi à toa. As atividades, voltadas a jovens alunos com dificuldades de aprendizagem, vêm sendo bem sucedidas.

No início de cada semestre, os professores da escola fornecem um planejamento das suas aulas para que a professora Alcione Rocha, coordenadora do Infoeduc, encontre conteúdos, jogos e atividades que sirvam para reforçar essa aprendizagem, pois as aulas no laboratório de informática são utilizadas principalmente como reforço para os conteúdos vistos nas disciplinas do currículo escolar. Além disso, o educador de cada uma das matérias acompanha a ação dos estudantes no laboratório, tirando dúvidas e se envolvendo também nesse momento.

“O principal objetivo é despertar o interesse dos alunos para o conteúdo das aulas por meio de jogos virtuais, pesquisas e pelo uso de ferramentas da rede”, afirma Alcione Rocha. Ela diz que um dos maiores desafios da iniciativa é trabalhar somente com softwares, arquivos e recursos disponibilizados gratuitamente na internet, uma vez que não há verba disponível para compra desses recursos. Exemplo de educador que mesmo diante de dificuldades presentes no dia a dia de escolas públicas busca melhoras nas práticas de ensino e aprendizagem, Alcione reconhece, entretanto, que o projeto poderia ser aperfeiçoado com a utilização de novas ferramentas digitais e melhorias no espaço físico, por exemplo.

Além das horas obrigatórias

Aos sábados, o laboratório fica aberto para atender casos especiais, de alunos da escola que apresentam bastante dificuldade aprendizagem e também transtornos mentais. “Muitos vivem num ambiente de pobreza, fome e lidam com famílias desestruturadas e com violência doméstica”, afirma Alcione Rocha.

A disposição de trabalhar com estes e com os outros alunos da instituição mesmo fora da sala de aula levou também à criação, em 2009, do blog da escola. No espaço virtual, atividades realizadas com os alunos são compartilhadas. E são protagonistas do blog.

“Este é um projeto que realmente utiliza a tecnologia na educação”, destaca Zilda Tavares, supervisora de ensino da escola. Para ela, um ponto alto da iniciativa é o nível de interação entre as disciplinas no trabalho com a internet. Outro fator importante é o forte envolvimento dos educadores no conteúdo visto em laboratório.

Resultados

Alcione Rocha
Alunos aprendem com o uso de jogos e de recursos web
Tanto empenho e envolvimento multidisciplinar fizeram com que os resultados logo aparecessem. Além de os professores concordarem quanto à evolução e interesse do aluno serem maiores depois do Infoeduc, já em 2009 o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontou melhoria no desenvolvimento da escola, com a média saltando de 3.8 para 4.7. Os resultados do Ideb 2011 para a escola ainda não estão disponíveis, mas Alcione Rocha se mostra otimista sobre o avanço no ensino.

“É gratificante ver o entusiasmo de todos os alunos, a superação de muitos e as possibilidades que se desenham”, conta Alcione. Segundo ela, a aprendizagem dos jovens frequentadores do laboratório tem alcançado níveis cada vez mais altos. É o caso do estudante do 8º ano Marcos Paulo dos Reis, de 13 anos. Em parceria com mais quatro colegas, Marcos está desenvolvendo um jornal, que será redigido no laboratório e distribuído para toda a escola. A iniciativa partiu dos próprios alunos, mostrando que o projeto tem incentivado a criatividade dos estudantes e os estimulado a irem além das disciplinas do currículo.

“O jornal vai ter notícias sobre a escola e sobre o nosso bairro. Vamos colocar diversas curiosidades sobre as coisas que vemos na aula. Os leitores também terão espaço para enviar sugestões”, conta Marcos.

Assim como alguns dos moradores da região, o jovem já viveu em uma casa de lona e não tem computador em casa. O laboratório foi sua primeira oportunidade de entrar em contato com a informática. “Agora, quando não entendemos alguma coisa sobre a matéria que o professor está explicando, podemos usar a tecnologia em nosso dia a dia para aprender melhor.”

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/fonte-fonte-www.institutoclaro.org.br

Internet supera o jornal impresso como segunda mídia mais acessada de 2012



internet
Fabio Coelho, presidente do IAB-Brasil: Internet 'é um meio pujante'

Fabio Coelho, presidente do IAB-Brasil: Internet 'é um meio pujante'
internet assumirá a segunda posição entre as mídias ainda em 2012, deixando o meio jornal para trás. Segundo estimativa apresentada pela seccional brasileira da agência Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), o meio digital crescerá 39%, fechando o ano com 13,7% de participação e faturamento na casa dos R$ 4,7 bilhões. Em 2011, a web representava 11% do polo publicitário.
Para Fabio Coelho, presidente da IAB-Brasil, o crescimento do mercado de buscas será de 50% e o de display (banner) terá incremento de 25%. Coelho – que também preside o Google Brasil, confirma o crescimento da internetno país, em média, quatro vezes mais do que o mercado de publicidade, em geral – e esses números não contabilizam as redes sociais. A agência, em breve, divulgará uma estimativa de faturamento para este ano, em que sites como Facebook e Twitter estarão envolvidos.
As 100 maiores empresas do país investem 13,4% de suas verbas publicitárias no meio digital, segundo Coelho, que considerou a web um mercado “pujante”. Para chegar aos resultados apresentados hoje, o IAB considerou 80 milhões de internautas no país maiores de 16 anos, dos quais 49% pertencem às classes C, D e E e 51%, às A e B.

Primeiro laboratório de robótica do país é inaugurado na Rede Lucy de Reabilitação




Dra. Linamara observa governador Geraldo Alckmin, ao microfone. O ex-governador José Serra prestigiou a importante inauguração.



Nova instalação traz equipamentos de alta tecnologia voltados à reabilitação



Foi inaugurado na manhã dessa sexta-feira, 11 de maio, o laboratório de robótica da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, na unidade Morumbi. Na cerimônia estavam presentes a Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Saúde Dr. Giovanni Guido Cerri, a Dra. MargaridaMiyazaki, diretora da unidade, e também o ex-governador José Serra, que lançou a Rede Lucy, em sua última gestão.
A Dra. Linamara ressaltou a evolução da Rede Lucy Montoro, ao longo dos quatro anos de existência, desde quando foi criada, em 12 de maio de 2008, e frisou o modelo que é o Hospital das Clínicas, ao qual é vinculada desde sua origem. “Com muita garra, com muita competência, leva o programa HC de reabilitação para todo o Estado de São Paulo, um projeto como referência dentro do Brasil. Estamos nos tornando rapidamente uma referência para muitos países latino-americanos”, enfatiza.
A Secretária destacou também a magnitude deste novo laboratório de robótica. “Nós hoje estamos em festa. Estamos inaugurando o maior e mais completo laboratório de reabilitação deste país e da América Latina”, ressaltou.
Revelou, ainda, que mais projetos estão próximos. “E não paramos por aí. Nos próximos meses estaremos ampliando nosso potencial tecnológico, levando estes mesmos equipamentos e mais alguns relacionados com a área da neurociência, para outra unidade da Rede, na Vila Mariana. Esse é o primeiro passo de uma longa jornada”.
Dra. Linamara mencionou também sobre os recursos aplicados pelo Estado. “Os investimentos que São Paulo tem feito ao logo desses anos nessa área são notáveis. Estamos fazendo investimentos sozinhos, sem o apoio do Governo Federal, sem recursos do Sistema Único de Saúde, e conscientes de que cada cidadão com deficiência merece esse olhar diferenciado do Governo do Estado de São Paulo”, ela afirma.
O Secretário de Estado da Saúde Guido Cerri destacou a relevância do trabalho feito nas unidades de reabilitação e a especial dedicação da Secretária, que também é professora e médica fisiatra, à causa da pessoa com deficiência. “Sou testemunha de tudo o que é feito na Rede Lucy Montoro, desse grande avanço”, ressaltou.
O Governador Geraldo Alckmin destacou o fato da instalação ser o primeiro laboratório de robótica do país e fez menção à inauguração de uma unidade do AME, ocorrida nesta quinta-feira, 10 de maio. “Ontem inauguramos o 45º AME de Taboão da Serra, e hoje o laboratório, e vamos ter também na Vila Mariana. Esse laboratório vai ser um grande passo. É um ganho importante para a saúde e para a reabilitação: um conjunto de robôs dentro de um laboratório de robótica para melhorar a recuperação dos nossos pacientes”, destacou o governador.
Também marcaram presença o Secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos Pellegrini e também a Deputada Estadual Célia Leão, além de outros ilustres convidados e autoridades.
Entre os diversos equipamentos, os usuários têm à disposição a gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e é estimulado a se movimentar. O centro conta com duas unidades do InMotion, único robô disponível na América Latina que estimula a movimentação dos membros superiores. Já o Armeo Spring, exclusivo no Brasil, é utilizado para melhorar a função do braço, combinando exercícios terapêuticos por meio da simulação de tarefas específicas e jogos. Conheça mais detalhes, a seguir.

NOVOS EQUIPAMENTOS
Conheça os equipamentos inaugurados na Rede de Reabilitação Lucy Montoro - Unidade Morumbi

InMotion
Desenvolvimento clínico do qual a Rede Lucy Montoro é pioneira, este aparelho auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho, e é indicado especialmente para pacientes que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.

Lokomat
Por sua vez, o Lokomat – que antes era exclusivo na Rede SUS - foi desenvolvido na Suíça e agora está na Rede Lucy Montoro. É destinado a pessoas que tiveram também acidente vascular encefálico, lesão medular, traumatismo crânio encefálico, esclerose múltipla, paralisia cerebral e outras condições que podem ser geradas no aparelho locomotor.

Ergys
O equipamento Ergys é semelhante a uma bicicleta e utiliza a estimulação elétrica funcional computadorizada (CFES). Foi feito para que pacientes com pouco ou nenhum movimento nas pernas possam pedalar, o que proporciona que indivíduos com lesão medular e outras condições neurológicas possam beneficiar-se da ativação da musculatura dos membros inferiores e dessa forma gerar melhora da capacidade cardiorrespiratória e qualidade de vida dos pacientes.

Armeo Spring
É o único aparelho que o Brasil possui deste tipo. Ele promove a sustentação dos membros superiores, de forma a facilitar a realização de movimentos ativos dos ombros, cotovelos, punhos e mãos.

O novo laboratório é realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e também com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada pelas secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa, tem como objetivo capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos, por meio da saúde e reabilitação.

Em uma primeira fase, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro é composta por 19 unidades fixas, construídas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo. Essas unidades, quando totalmente implantadas, terão capacidade de aproximadamente 300 mil atendimentos por mês.
As unidades oferecem atendimento por uma equipe de médicos fisiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.
O foco é o público com lesão medular, amputação e má-formação, lesões encefálicas do adulto, paralisia cerebral e dor incapacitante, contando com protocolos e técnicas próprias, bem como tecnologias e equipamentos inéditos no Brasil.

Unidades no Interior
Botucatu
Campinas
Fernandópolis
Jaú
Marília
Pariquera-Açu
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São José dos Campos
São José do Rio Preto
Sorocaba
Unidades na Capital
Clínicas
Umarizal
Lapa
Morumbi
Vila Mariana

Unidade Móvel
Trata-se de uma carreta com 15m de comprimento, 2,60m de largura e 20 toneladas. Possui elevador hidráulico e banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência, além de consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica, com salas de prova, de máquinas e de gesso.


Amor Colorido!


Ai vai a dica acessem ,amei!!!!

                       http://vendocomtodosossentidos.blogspot.com.br/

Amor Colorido!

Sabia que o amor é bem colorido?
Ele é muito amarelo com um toque de rosa e manchas vermelha quando ele faz feliz e,cinza,roxo com toques de branco e preto quando ta triste!
Ano passado eu fiquei triste por causa do amor.Eu arrumei uma namorada.A Marina,uma moreninha com a cabeça que parecia um coco.Só que ela começou a gostar do Dudu...e eu fiquei triste!Pedi a ajuda da minha mãe...pensei em 3 coisas...


1° fazer um desenho pra ela com uma música
2° dar uma flor
3° mostrar pra ela o que eu sei fazer,e que posso ensinar pra ela.Eu sei subir na árvore que tem na frente da escola,sei pular com uma perna só,sei braille,sei  fazer conta de matemática de cabeça...


Eu resolvi que não ia fazer nenhuma,o amor já está ali...é só ela fechar os olhos e ver !




Você consegue ver uma voz?Eu consigo ver todos pela voz!!


Por exemplo: a voz da minha tia Dani,é laranja com um toque de branco,e da minha mãe é uma voz cor-de-rosa. A voz do meu avô é verde e da vovó é amarela e branca. Entendeu?


Vou explicar melhor...tudo pra mim tem uma cor,viu,minha vida ao contrário do que pensam é muito colorida!!
Música tem cor,risada,instrumentos musicais,sentimentos,pessoas...


Sabe o que mais eu posso ver? Eu vejo o sol toda manhã,e você?Você ve o sol toda manhã?
Um dia minha mãe me falou como era o sol.Um dia de manhã eu perguntei pra ela como era o sol,ela ficou um pouco sem saber como falar,mas me explicou direitinho como ela via o sol...e até hoje,todo dia de manhã eu posso ver,ele é grande,laranja com amarelo e bem quentinho...ele tem a cor da felicidade,um dia eu vi Deus,eu estava na mão dele e ele parecia muito com o sol!!


Tomara que vocês tenham entendido,a minha mãe que digita pra mim,e eu pedi pra ela escrever exatamente como eu falo,pra vocês entenderem minha vida com as minhas palavras!


Um beijo!
Eu acho que todo mundo deveria saber Braille e Libras...tinha que ser lei!!









jo o mundo...vejo a vida! E voce?
Com apenas algumas horas de vida,eu fui diagnosticado com Glaucoma Congenito,logo,um deficiente visual!
Deficiente Visual? Como? Se eu enxergo!? Sim! Eu vejo tudo...!! Eu vejo as cores,eu vejo as flores,e ate mesmo o vento...sabe como? Eu sinto!! Eu nao sou deficiente visual,eu apenas enxergo mais do que os dito "normais".
Hoje com 8 anos e muitos desafios (pra pouca idade),eu jogo bola,videogame,desenho,toco teclado,violao,corro,escrevo,leio,assisto TV e faco meus proprios brinquedos...ah,eu sei fazer meu cha com torradas sozinho!!
Eu pedi pra minha mae me ajudar a fazer esse blog,pra ensinar as pessoas grandes e pequenas (no tamanho) que nao existe deficiencia,a nao ser a do coracao!
Pra comecar esta bom...tenho um montao de coisas pra contar pra voces...espero que voces tambem me contem um montao de coisas!!!






Quem sou eu

Minha foto
Eu sou o Vinicius,tenho 8 anos e como todo menino dessa idade,gosto de brincar,correr,ver TV,jogar videogame,nadar,adoro livros e também eu tenho uma brincadeira especial,eu faço histórias e faço meus brinquedos com material reciclado,como galhos,plástico,papéis e pedaços de brinquedos velhos.Imagino histórias e faço desses brinquedos meus fantoches,tudo nesse momento é possível,é só usar a imaginação...e isso,ah!eu uso muito!!