sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tombo de Beatriz Segall chama atenção para falhas em calçadas na zona sul do Rio

Acidentes continuam ocorrendo em todo o Brasil e os prefeitos continuam lavando as mãos...
Calçada é um bem público portanto cabe ao poder público construir e manter nossos passeios. 

O limite da propriedade é o alinhamento predial, muro ou cerca e nunca o meio fio. Daqui a pouco um aloprado vai propor um decreto dizendo que vamos ter que manter a via onde passa os automóveis também...
Se fossem inteligentes iriam atrás de recursos estadual e federal, disponibilizariam no seu próprio orçamento municipal, criariam um fundo rotativo para estas obras e poderiam até cobrar como contribuição de melhoria no ano seguinte porque é evidente que os imóveis valorizariam com uma boa calçada, mas se continuar deste modo nunca teremos um padrão de passeios adequado. Basta ter vontade política e um bom planejamento. 

Em uma gestão não vão conseguir quebrar todas as barreiras arquitetônicas das cidades mas se anualmente for alocado recurso nos três orçamentos, municipal, estadual e federal em 20 anos nossas cidades poderiam estar plenamente acessíveis. Nossa população está atingindo uma idade média cada vez mais elevada e precisa ter segurança ao caminhar. 
Que este acidente com a atriz Beatriz Segall, de 88 anos, sirva de puxão de orelha aos prefeitos e vereadores de todo o Brasil.

https://www.facebook.com/borges20000

Moradores reclamam de má conservação das pedras portuguesas

Do R7, com Balanço Geral
Atriz teve hematoma no olho direito, mas não lesionou globo ocularDivulgação
A notícia da queda da atriz Beatriz Segall em uma calçada na Gávea, no último domingo (21), chamou a atenção para o mau estado de conservação da pavimentação na zona sul da cidade. A reportagem do Balanço Geralpercorreu os bairros de Ipanema, Gávea e Leblon e encontrou diversos trechos onde há desnivelamento do piso e falhas em pedras portuguesas, que representam risco aos pedestres.
A aposentada Denise Teixeira, moradora de Copacabana, na zona sul, contou que sofreu graves ferimentos ao cair em uma calçada do bairro no ano passado. Ela precisou usar um colete para a coluna, já que lesionou o pescoço.
— Levei pontos, tomei antiflamatório,  machuquei a boca. Não vi diferença nenhuma de um ano para cá. Está tudo igual. Idosos caem e pode ser fatal.
Beatriz Segall, de 87 anos, cogitou processar a prefeitura após sofrer o acidente, mas desistiu depois de receber um telefonema do prefeito Eduardo Paes, que pediu desculpas e se comprometeu a cuidar do assunto.
De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços, uma vistoria foi feita no lugar onde a atriz caiu, na praça Santos Dummont, e foram identificados trechos danificados. Os proprietários responsáveis por aqueles locais foram notificados a realizar reparos em até cinco dias.
Assista ao vídeo:

Nenhum comentário: