segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Casa do futuro tem espelho que ajuda a escolher roupas

Fantástico/Globo



Computadores disfarçados de eletrodomésticos podem tomar conta da sua casa.

Você já imaginou que num simples toque, você pudesse mudar a decoração da sua sala ou do seu quarto? Assim, olha.

Pesquisadores do mundo inteiro já estão criando, agora, os eletrodomésticos que vão bombar... Em 2050!

Pepare-se! Muito em breve, computadores disfarçados de eletrodomésticos podem tomar conta da sua casa. Mas em vez de quebrar a cabeça para interagir com eles, saltaremos barreiras, chutaremos obstáculos, seremos como maestros...

"A gente não tem que aprender comandos do computador nem apertar botões. Você simplesmente fala e o computador tenta entender a partir da nossa linguagem natural e trazer para você as informações que você precisa", explica o chefe de pesquisa, Henrique Malvar.

E nesse novo mundo,um computador dentro do espelho pode ter a cara de pau de dizer que a roupa que você escolheu está completamente fora de moda.

Na casa onde Laura mora hoje, os espelhos fazem o mesmo de sempre: ficam só refletindo, tímidos. Mas no futuro, eles virão cheios de personalidade!

Laura chega. O espelho acorda. Depois reconhece a blusa que ela escolheu. E vejam que ousadia: dá palpite…

"O espelho escolheu umas calças, umas opções de calça para eu usar. Tipo: eu posso usar essa calça, ou se eu não gostar eu posso usar essa outra calça, que combina com a blusa", diz Laura.

"Você gostou da escolha do espelho?", pergunta o repórter.

"Não.... Nessa roupa aqui não", confessa Laura.

Não tem problema. Câmeras, sensores e computadores por toda a casa vão aprender exatamente o que Laura quer.

No futuro, os móveis conversam com os objetos da casa. Uma lembrancinha posta em cima de um móvel traz lembranças e fotografias da sua última viagem.

A gente levou uma família brasileira para conhecer a casa do futuro. Mas antes de conhecer os detalhes fomos conhecer a casa da família da Laura.

Cristina estava na cozinha.

Pedro tinha que estudar.

E quando terminou, que monotonia!

Sentado no chão, preso ao controle, num universo distante da irmã.

Será que na casa do futuro ficaremos mais próximos?

A brincadeira na mesa computadorizada, não foi nada perto da partida de futebol na sala de estar!

"Vamos chegar num mundo em que o pessoal vai olhar para teclados, controles e vai achar tudo arcáico. Vão dizer: 'que coisa mais troglodita interagir com máquinas desse jeito'", acredita Alex Kipman, inventor do sistema.

Henrique Maival chefia 800 pesquisadores nos Estados Unidos. E criou o porteiro da casa do futuro.

O primeiro teste mostra uma recepcionista descobrindo quem são e o que querem os visitantes. Ela transforma tudo em informação digital. Capta tantas informações que vai ser capaz de levantar a ficha criminal de quem se aproxima… e até chamar a polícia!

Tomar decisões, aliás, será uma obrigação do eletrodoméstico.

"O eletrodoméstico vai ser inteligente. A geladeira vai ter tanta certeza que está faltando aquilo que já manda logo um e-mail para o supermercado dizendo: ‘manda ai duas garrafas de leite’", profetiza Henrique Malvar.

A dona de casa Cristina Miola ficou impressionada ao descobrir que a geladeira vai avisar quando estiver faltando comida. E não é só isso. Se tudo der certo, a cozinha vai dizer também se, por acaso, Cristina estiver usando farinha, em vez de açúcar.

"Através do código de barras dele, quando a gente põe aqui, ele vai saber que é farinha", diz ela.

No quarto, Laura descobriu que pode ligar o som ou mudar o papel de parede apenas com os gestos. E, em vez de jantar do jeito de sempre, na mesa do futuro, a família pode brincar com aviõezinhos virtuais, já pensando em outras aplicações.

"Eu acho que pode mandar mensagem secreta. Tipo: para quem está lá na outra ponta", diverte-se Laura.

Mas como vai ser, por exemplo, a cozinha daqui a 30 ou 40 anos?

Pesquisadores do mundo inteiro participam de um concurso para inventar os eletrodomésticos de 2050.

Na cozinha: refrigerador, fogão e ar-condicionado numa única estante na parede. Esqueça a bagunça da roupa suja, porque o armário é que vai lavar a roupa.

A geladeira desse futuro distante não tem portas, gavetas nem prateleiras. Ondas ultrasônicas lavam a louça e transformam restos de comida em fertilizante.

E se você tiver fome, não esquente a cabeça, use capacete! O equipamento sonhado pelos projetistas vai ler seus pensamentos, mandar a ordem para uma cozinha qualquer e seu desejo será atendido em poucos minutos.

E já que os nossos desejos serão ordens... Máquinas, nos levem ao futuro, por favor!

Para ver o video, clica no titulo!!!!!!!