sábado, 25 de janeiro de 2014

VEJA PINACOTECA NO MUSEU PARA TODOS , POIS ARTE LIBERTA!!!


       NAE Digital
NAE digital é um espaço especial do portal da Pinacoteca www.pinacoteca.org.br que busca contribuir para a relação entre arte e a educação.

As informações e atividades propostas aqui estão baseadas nas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo.

Esperamos que você busque as referências de textos e experiências que selecionamos e preparamos com carinho para você.

Se quiser entrar em contato conosco, ligue para 3324-0943 ou 3324-0944.

Leia mais...

Você também pode retirar gratuitamente materiais impressos de apoio à prática pedagógica ao visitar o museu, entre em contato para saber mais sobre esta possibilidade

Programas Desenvolvidos

  • VISITAS EDUCATIVAS 

As visitas educativas estão disponíveis a grupos organizados que as agendem previamente. Cada grupo é acompanhado por um educador da Pinacoteca, preparado para pensar sua prática a partir das características do público. A visita é orientada em torno de propostas de leitura de imagem das obras do Acervo da Pinacoteca ou de algumas exposições temporárias, e também de ações nomeadas propostas poéticas, que visam tornar concretos aspectos cognitivos ou perceptivos tratados durante a visita, por meio de atividades lúdico-educativas.

Visitas educativas para públicos espontâneos, sem prévio agendamento, podem ocorrer na disponibilidade de educadores no momento. Procure o balcão da Ação Educativa no saguão de entrada da Pinacoteca.

Para mais informações sobre este programa contate 3324-0943/ 3324-0944.

  • PROGRAMAS PARA PROFESSORES
     
A Pinacoteca realiza diversas ações que visam ampliar o acesso de professores às obras do acervo da Pinacoteca e de algumas exposições temporárias. São promovidos encontros de formação, visitas temáticas e conjuntas com museus parceiros e elaboração de materiais de apoio à prática pedagógica que buscam desenvolver junto aos professores a autonomia de criação de seus próprios projetos pedagógicos em arte e a pratica da visita às instituições culturais.
 
Para mais informações sobre este programa contate 3324 0943/ 3324 0944.
 
  • PROGRAMA EDUCATIVO PARA PÚBLICOS ESPECIAIS (PEPE)

Este programa busca promover o acesso de grupos de pessoas com deficiência sensorial, física ou mental à Pinacoteca, à arte e ao patrimônio, por meio de uma série de abordagens e recursos multissensoriais. As visitas educativas são realizadas por educadores especializados, inclusive em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), com uma educadora surda. O acesso do público cego a obras originais também ocorre por meio da Galeria Tátil de Esculturas. Além disso, o PEPE realiza cursos de formação para profissionais interessados em usar a arte e o patrimônio como recursos inclusivos e desenvolve publicações para público surdo e cego.

Para mais informações sobre este programa contate 3324-0945.
 
  • PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL (PISC)

O objetivo deste programa é promover o acesso qualificado aos bens culturais presentes no museu a grupos em situação de vulnerabilidade social, com pouco ou nenhum contato com instituições oficiais da cultura. O PISC desenvolve parcerias com instituições socioeducativas e realiza visitas continuadas à Pinacoteca, orientadas por perfil e demanda de cada grupo, em consonância com os processos educativos da instituição de origem. São promovidos também cursos de formação e publicações para educadores sociais. Além disso, desenvolve o projeto Extramuros com grupos de adultos em situação de rua, por meio de oficinas de xilogravura e criação de texto, embasadas em visitas continuadas ao museu. Este projeto gerou publicações e exposições das obras produzidas pelos participantes.

Para mais informações sobre este programa contate 3324-0942.

  • CONSCIÊNCIA FUNCIONAL
     
Voltado à formação continuada e integração dos funcionários da Pinacoteca, este programa  é destinado aos trabalhadores da recepção e atendimento, limpeza, manutenção e segurança. Organizado em vários módulos, o programa começa por apresentar as atividades técnicas do museu e avança para discutir questões relacionadas à recepção de público, significado coletivo de patrimônio e suas funções sociais.
 
Para mais informações sobre este programa contate conscienciafuncional@pinacoteca.org.br
  • MATERIAIS E RECURSOS DE MEDIAÇÃO

Buscando aproximar a prática pedagógica cotidiana dos professores às ações educativas realizadas no museu foram desenvolvidas várias publicações e recursos de mediação para professores e educadores. Os materiais de apoio à prática pedagógica contam com um conjunto de reproduções de imagens de obras do acervo da Pinacoteca e de exposições temporárias, organizados a partir de propostas de análise, percepção e interpretação de obras de arte; comparativos temporais de épocas de produção das obras e biografias dos artistas, além de propostas poéticas. Estes materiais são distribuídos gratuitamente a instituições educacionais e professores interessados.

Retirada de materiais, com apresentação de comprovante profissional, de terça a sexta, das 10h as 17h, com Paulo ou Valdir.

Para mais informações sobre este programa contate 3324-0943/ 3324-0944.

  • EDUCATECA

Para o público em geral visitante da Pinacoteca, o Núcleo de Ação Educativa desenvolve ações do programa Educateca que por meio de diferentes recursos visam incentivar a percepção, comparação, interpretação e reflexão. Como parte deste programa, há jogos que podem ser emprestados na recepção e utilizados para estimular um olhar atento e curioso às obras em exposição, guias de autovisita e folhetos nomeados Para saber mais, que trazem informações e questionamentos sobre as obras e exposições apresentadas no museu, além do painel Vamos conversar? No qual os visitantes podem deixar seus recados para o museu.

Na exposição de obras do acervo Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca, o NAE participa com a proposta Arte em Diálogo.Nela, a partir de eixos conceituais, foram selecionadas obras de produção mais recente que foram colocadas em meio a salas com obras de arte de períodos anteriores, complementadas com textos que propõem questões para leituras de imagem e comparações entre temas, técnicas e significados possíveis. Esta exposição conta ainda com a Sala de Interpretação, em que o visitante é convidado a vivenciar aspectos da exposição e da história da Pinacoteca por meio de jogos, de recursos táteis e participativos, além de poder deixar seu depoimento em vídeo sobre suas memórias da exposição e do museu.






Nenhum comentário: