terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Italianos criam scooter de três rodas para cadeirantes


Triciclo tem plataforma para acomodar cadeira de rodas.Veículo utiliza como base o Honda SH 12

G1
A oficina italiana Hyper Division acaba de criar um produto destinado a deficientes físicos que perderam a mobilidade dos membros inferiores ou foram amputados. Utilizando como base o scooter Honda SH 125i, a empresa desenvolveu o HDX3-125i destinado a cadeirantes. Para obter este resultado, os italianos transformaram o scooter em triciclo e desenvolveram uma plataforma na qual a cadeira de rodas pode ser acomodada e travada, possibilitando ao deficiente conduzir o veículo apenas com as mãos.
Cadeira de rodas fica fixada na plataforma (Foto: Divulgação)Cadeira de rodas fica fixada na plataforma (Foto: Divulgação)
Para subir na rampa, o usuário faz uso de um controle remoto e sistema elétrico, garantindo total independência ao cadeirante. Equipado com transmissão automática, o acelerador do HDX3 fica no punho direito, enquanto o freio dianteiro está no manete direito e o traseiro no esquerdo, exatamente como em um scooter tradicional. Sua velocidade máxima é de 80 km/h e o peso a seco de 136 kg, segundo a fabricante.
Scooter tem plataforma para a cadeira de rodas (Foto: Divulgação)Scooter tem plataforma para a cadeira de rodas (Foto: Divulgação)
O HDX3 possui motor de 1 cilindro, 4 tempos, com refrigeração líquida e injeção eletrônica, que possibilita alcançar potência máxima de 10,1 cv a 9.000 rpm e 1,17 mkgf a 7.000 rpm. Para garantir a mobilidade, a empresa instalou marcha ré elétrica na HDX3. Ainda existe a opção de equipar o modelo com motor menor de 50 cm³. O preço dos produtos não foi divulgado pela empresa.
Para subir no scooter, usuário utiliza controle remoto que controla a plataforma (Foto: Divulgação)Para subir no scooter, usuário utiliza controle remoto que controla a plataforma (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: