terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Com Windows 8 e artistas, Microsoft se despede da CES


Steve Ballmer apresentou as novidades do sistema operacional.
Novo Windows integra videogame, tablet, PC e celular na CES 2012.

Gustavo PetróDo G1, em Las Vegas (EUA)


Steve Ballmer, dura última participação da empresa na CES (Foto: Julie Jacobson/AP)CEO da Microsoft Steve Ballmer (dir.), durante última participação da empresa na CES (Foto: Julie Jacobson/AP)
Na despedida da Microsoft na Consumer Electronic Show (CES), o CEO da empresa, Steve Ballmer, reforçou a conectividade do novo sistema operacional da companhia, o Windows 8, em todos os dispositivos: PC, tablet, smartphone e no Xbox 360.
A Microsoft decidiu não participar mais da CES, a maior feira de tecnologia do mundo, após 14 anos para poder lançar seus produtos dentro do seu cronograma. Isso fez com que as apresentações da companhia nos últimos anos não tivessem anúncios de impacto. E o mesmo ocorreu na última participação da dona do Windows.
Ballmer, ao lado do apresentador Ryan Seacrest, do programa "American Idol", mostrou a interface Metro, o grande diferencial do Windows 8, que está presente em todos os dispositivos. Esta interface apresenta diversas janelas quadradas onde estão os principais programas, aplicações, arquivos multimídia e contatos do usuário. O visual é padrão em todos os aparelhos onde o Windows se encontra, de celulares ao console Xbox 360.
O sistema operacional para PC e tablets deve ser lançado ainda em 2012, embora ainda não tenha sido divulgado data de lançamento. No Xbox 360, o visual Metro está disponível por meio de uma atualização de sistema lançada em novembro e desde 2011 em smartphones Windows Phone.
Ainda ao longo da apresentação, Ballmer teve a companhia de outros artistas como um coral que "cantou" tuítes de espectadores que assistiam ao evento pela internet.
Celular HTC Titan II com sistema Windows Phone foi apresentado em evento da Microsoft na CES (Foto: Gustavo Petró/G1)Celular HTC Titan II com sistema Windows Phone
foi apresentado em evento da Microsoft na CES
(Foto: Gustavo Petró/G1)
"Windows Phone é o primeiro celular que coloca as pessoas na frente do aparelho. Tudo o que você precisa está na primeira página do aparelho e a interface evolui conforme o uso do usuário. O que for mais importante para ele estará em destaque no telefone", disse Ballmer.
Além de destacar a vantagem de o sistema estar disponível em uma grande variedade de aparelhos de marcas diferentes, Ballmer demonstrou que o Windows Phone visa atender a diversas necessidades do usuário ao mesmo tempo. Um exemplo é em uma conversa por meio do Facebook Messenger, aplicativo que permite conversar com amigos da rede social no celular, em que é possível continuar o bate-papo usando outros recursos do celular, como enviar textos por SMS ou pelo Messenger, sem perder as mensagens anteriores, que são mantidas na tela. O Friend Hub também permite estar conectado com os amigos, podendo dividi-los em grupos para ter acesso mais rápido à comunicação.
Ballmer e Seacrest durante apresentação da Microsoft na CES 2012 (Foto: Gustavo Petró/G1)Ballmer e Seacrest durante apresentação da Microsoft na CES 2012 (Foto: Gustavo Petró/G1)
Sistema operacional com a cara do usuário
Após mostrar smartphones com o sistema Windows Phone, a apresentação focou no Windows 8 que, de acordo com Ballmer, é o produto mais importante da Microsoft. "A intenção da Microsoft com o Windows 8 é fazer com que qualquer usuário possa configurar seu computador ou tablet como quiser", disse Tami Reller, chefe de marketing para Windows. Para demonstrar este recurso, ela mostrou que até na tela de abertura o destavamento de um tablet pode ser feito como o usuário quiser.

Por meio da interface Metro, que apresenta diversos blocos que são programas, aplicações, mensagens e conteúdo multimídia do usuário, é possível ter rápido acesso aos recursos tanto com a tela sensível ao toque quanto com teclado e mouse.
No aparelho que ela estava usando havia uma fotografia com crianças segurando peixes. O tablet foi "aberto" com determinados movimentos dos dedos em cima dos peixes da imagem. Segundo ela, isso garante uma maior segurança do aparelho, uma vez que apenas o usuário saberá quais são os gestos para ligá-lo.
Tablets com processadores ARM e Intel, compatíveis com o Windows 8 também foram apresentados pela executiva.
Craig Davidson, diretor de Xbox, apresentou novidaes do console da Microsoft (Foto: Gustavo Petró/G1)Craig Davidson, diretor de Xbox, apresentou
novidaes do console da Microsoft
(Foto: Gustavo Petró/G1)
Xbox
Sobre os 10 anos do videogame Xbox, comemorados no final de 2011, Ballmer disse que o aparelho "representa o melhor da Microsoft. Somos o líder de vendas do setor, temos 66 milhões de usuários, com 40 milhões de associados à rede de games on-line Xbox Live". Sobre o sensor Kinect, Ballmer estima que 18 milhões de sensores de movimento foram vendidos. A versão do aparelho para o PC será lançada nos EUA no primeiro dia de fevereiro, trazendo uma série de aplicações para os usuários.
Além do canais tradicionais de TV presentes na Xbox Live -- serviço não disponível no Brasil --, Craig Davison, diretor de Xbox da Microsoft, anunciou parceria com a News Corp. para levar os canais de notícia Fox News, Wall Street Journal e conteúdo do site especializado em games IGN.
A empresa apresentou, em parceria com o programa de TV "Vila Sésamo", conteúdo interativo para crianças que utiliza o Kinect. Ao assistir o programa no Xbox, os pequenos podem interagir com os personagens, aprendendo a contar e até participando das atividades
.

Nenhum comentário: