quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lacre, A Lenda.



Lacre Amigo

Há algum tempo se falou que a troca dos lacres das latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era “lenda urbana”.
Diziam que os lacres só serviriam para a produção de bolsas, vestidos, etc.
Foi então que algumas empresas recicladoras de alumínio resolveram dar suporte a campanhas, como forma de gerar a consciência coletiva em relação à reciclagem e, de lambuja, ajudar pessoas com dificuldades de locomoção.
Muitos ainda perguntam se não seria mais fácil reciclar toda a latinha pois a quantidade de latas necessárias para se atingir o valor é muito menor que a quantidade de lacres.
A grosso modo eles têm razão.
Porém há duas razões básicas para se preferir o lacre.
Primeiro, o manuseio do lacre é mais simples, pois a lata, para não ocupar muito espaço, deve ser amassada e normalmente se precisa de um amassador de latas para isso e, mesmo assim, 30.000 lacres cabem em 10 garrafas pets que podem ser facilmente armazenadas em casa e equivalem a quase 1.000 latas de alumínio. Já experimentou guardar 1.000 latas de alumínio em casa?
E, em segundo lugar, a mais pura verdade é que o alumínio é um metal precioso e muitos recicladores dependem da reciclagem das latinhas para sua sobrevivência. Como estamos somente requisitando os lacres, não estamos interferindo no processo de reciclagem do alumínio e todos têm um grande aproveitamento em toda cadeia. Além disso, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado.
Para a troca são necessárias 100 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres para cada cadeira de rodas. É um número elevado, mas se fosse fácil não seria necessário nossa campanha, tão pouco essa mobilização que estamos fazendo.
Agora que você já sabe a importância dos lacres, aprenda, no vídeo abaixo, a melhor forma de retirar o lacre da latinha.
Mãos à obra. Lembre-se que lendas surgem de fatos reais.
Essa é a nossa lenda, essa é a nossa realidade.
Os interessados em mais informações poderão contatar a Autopista Litoral Sul.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a informação. O Colégio nossa Senhora do Rosário estava fazendo uma campanha para arrecadar lacres. Minha filha levou uma garrafa. Meu pai, no interior, já tem 4 garrafas.
Parabéns pelo blog!!!!