terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lançamento dia 25/11 Filme “Jardim das Folhas Sagradas” mostra candomblé sem sacrifícios de animais 08 de novembro de 2011

A relação entre questão ambiental e rituais do candomblé é o tema de “Jardim das Folhas Sagradas”, que tem estreia em São Paulo e no Rio prevista para o dia 25. O longa, o primeiro do cineasta baiano Pola Ribeiro, é ambientado em Salvador. Conta a história de um integrante do candomblé (vivido pelo ator Antônio Godi) que funda um terreiro onde não há sacrifícios de animais.


Por causa dessa determinação, o personagem enfrenta resistência de setores do próprio candomblé. Apesar do tema, o diretor diz não condenar o sacrifício animal no contexto religioso. “O filme oferece o debate sobre várias questões, como intolerância religiosa e preconceitos étnicos, mas é preciso entender que o candomblé conhece e respeita a natureza muitas vezes até mais do que movimentos ecológicos.”
Para ele, a discussão levanta contradições que revelam preconceitos. “Qual é a preocupação real, se as pessoas criticam o sacrifício, mas continuam comendo carne? Como sociedade, nós não apenas matamos como escravizamos animais.” Além de Godi, estão no elenco João Miguel, Érico Brás e atores do Bando de Teatro Olodum, informa a Folha de São Paulo .

Nenhum comentário: