sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cadeirantes agora curtem o mar de Noronha


Governo lança projeto Praia sem Barreiras no arquipélago pernambucano

Luiza Modesto

FERNANDO DE NORONHA


http://jconline.ne10.uol.com.br/
Michel Peneveyre e Yoko Farias curtem o mar de Noronha, graças ao Praia sem Barreiras / Luiza Modesto/Especial para o JC

Michel Peneveyre e Yoko Farias curtem o mar de Noronha, graças ao Praia sem Barreiras

Luiza Modesto/Especial para o JC

O banho de mar nas águas transparentes e mornas da Praia do Sueste, localizada no arquipélago pernambucano, tornou-se mais democrático, graças à estreia hoje do projeto Praia sem Barreiras, idealizado e executado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A partir de agora o acesso de cadeirantes à paradisíaca baía da ilha será possível através de uma esteira antiderrapante, que conduz o banhista por 30 metros até quatro cadeiras de rodas anfíbias, desenvolvidas com tecnologia da Nasa e cujo material não esquenta sob a ação do inclemente sol nordestino.
De lá, os banhistas são acompanhados por oito profissionais da EcoNoronha devidamente qualificados para o banho assistido, que poderá ser desfrutado todos os dias, das 8h às 18h. A recifense Yoko Farias Sujimoto, 29 anos, e o cadeirante suíço Michel Peneveyre, presidente da ONG Rodas da Liberdade, que vive em Porto de Galinhas, foram os escolhidos para estrear o serviço da equipe e a curtir as delícias do mar de Noronha.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, justificou a escolha de Noronha pela a avançada iniciativa de acessibilidade em andamento na ilha, que conta com três trilhas completamente acessíveis a pessoas com problemas de locomoção. São elas: o Mirante dos Golfinhos, que suspensa e construída com madeira biossintética; o Mirante do Sancho, onde é possível observar o belo cenário da praia que leva o mesmo nome do ponto de observação, e o Mirante Dois Irmãos, principal ícone da ilha. As trilhas foram construídas pela EcoNoronha. Está previsto para o deste ano o término da última delas, a da Praia do Leão.
O projeto não para em Noronha, vale lembrar. Foi anunciado hoje pelo secretário que a Praia de Boa Viagem, no Recife, será o próximo ponto de acessibilidade ao mar por pessoas de deficiência física ou mobilidade reduzida.
Leia mais amanhã sobre o Praia sem Barreiras na versão impressa do JC

Nenhum comentário: