quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Futuro está na Neurociência!!!




Cérebro-mente: um sistema dinâmico

O futuro da mente humana assenta num príncípio básico: o de que o nosso cérebro é um sistema dinâmico.

Uma característica vital do cérebro é chamada de neuroplasticidade. Aqui reside o segredo do poder mental. A neuroplasticidade (ou plasticidade neural) refere-se à capacidade dos neurónios se transformarem e adaptarem a sua estrutura e função em resposta às exigências externas e internas do organismo.

De facto, toda a exigência que desafie ou estimule o cérebro (por exemplo, aprender um novo idioma) produz mudanças anatómicas muito significativas a nível celular como o aumento das dendrites (filamentos que se ramificam a partir do centro da célula para contactarem outros neurónios), o aumento no número de espinhas dendríticas, a formação de novas sinapses (junções especializadas existentes nos neurónios através das quais estes conectam entre si), o aumento da actividade das neuroglias (células que apoiam os neurónios) e alterações no metabolismo celular (transformações químicas que estão no centro do trabalho cerebral).

Existem vários tipos de neuroplasticidade. A primeira, chamada de “neuroplasticidade de desenvolvimento” compreende vários e complexos estágios e realiza-se ao longo da vida dos neurónios a fim de permitir o natural desenvolvimento do cérebro. Outra forma, a chamada “neuroplasticidade dependente da experiência” surge especialmente com novas experiências, desafios e aprendizagem.

Dá-se então a chamada "expansão do mapa", isto é, a cada nova aprendizagem o cérebro reorganiza-se, expande as suas conexões neurais (de neurónio) e modifica as capacidades, ampliando-as e fixando-as na memória do indivíduo. Há também a “neuroplasticidade" após lesão cerebral” que traduz as capacidades de auto-reparação nos tecidos que permanecerem intactos após uma lesão no cérebro. Finalmente, a “neurogénese” diz respeito ao nascimento de novos neurónios no cérebro.
Cérebro desafiado, cérebro estimulado
É lícito acreditar (na verdade, está cientificamente demonstrado!) que um cérebro activo e estimulado por diferentes desafios se revele mais perspicaz, mais hábil e naturalmente mais capaz de responder às solicitações do pensamento e do meio ambiente.


É preciso levar em conta essas potencialidades. Um cérebro que é estimulado pela experiência e a aprendizagem consegue operar uma actividade mental com alto rendimento. Assim, na exigente sociedade de hoje só as pessoas que invistam seriamente no seu capital cognitivo e intelectual (inteligência, criatividade e conhecimento) poderão aspirar a lugares destacados no mundo do trabalho.


Aprender mais e mais e durante toda a vida tornou-se, por conseguinte, numa exigência da Era do Conhecimento. Para tal temos de estar na melhor forma mental. A “potência cerebral óptima” pode ser atingida através de um estilo de vida sadio, uma alimentação equilibrada e uma verdadeira (e regular) ginástica cerebral.
http://www.academiadementaltraining.com/2010/01/cerebro-mente-um-sistema-dinamico.html

Nenhum comentário: