sábado, 10 de setembro de 2011

Guilherme Finotti mostra que a inclusão dá certo

Atendo o Guilherme desde os 6 anos de idade. Sempre soube do seu potencial. Estou muito feliz em saber que na classificação geral do vestibular da Feevale, ele obteve a 9ª colocação, o que lhe garantiu uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos – ProUni.

Além disso, entre os candidatos que concorreram a bolsas na Feevale, Finotti obteve a 3ª nota mais alta, ficando atrás apenas de um estudante de Biomedicina e um de Direito.

Só que foi necessário apelar para o Ministério Público e principalmente à imprensa, para que conseguisse fazer o ENEM. Após cursar o técnico de informática e os ensinos fundamental e médio utilizando um computador adaptado como meio de comunicação, Finotti foi impedido pelo Inep (Instito Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela Enem, de usar o equipamento na prova.

A não realização do exame o impedia de pleitear vaga nas universidades que adotassem o exame como ferramenta de seleção, além de acabar com a chance de concessão de bolsa de estudos.

Desde maio, a família vinha tentando a inclusão do filho no Enem, tendo sido comunicada da autorização do Inep em meados de novembro. Ele obteve média 6,6 no exame, um bom resultado diante da média nacional fixada em 4,7. Hoje ele está atuando no meu projeto Design Inclusivo, como meu bolsista de iniciação científica, onde já desenvolveu um software para auxiliar a alfabetização de Pcs.

Agora iniciará a outra parte da luta que é a de mostrar ao mercado de trabalho que ele é um ótimo programador. Muita água vai rolar ainda....


Postado por Regina de O. Heidrich às Quinta-feira, Fevereiro 25, 2010
 
 http://inclusodepneesnaescola.blogspot.com/2010/02/guilherme-finotti-mostra-que-inclusao.html

Educação para todos, mas ao estiilo indiano!

Naquele que já foi o país dos marajás, barracões viram salas de aula para crianças que precisam ser salvas do trabalho infantil



Texto Alex Fisberg

Sorriso aberto: a turma da professora Revathi Thulo acredita em um futuro melhor!

Educaçãogestao-escolarEducação para todos, mas ao estilo indianoEDUCAÇÃO


Educação para todos, mas ao estilo indianoNaquele que já foi o país dos marajás, barracões viram salas de aula para crianças que precisam ser salvas do trabalho infantil





21/07/2011 14:13

Texto Alex Fisberg Foto: Alex Fisberg





O barracão dentro de um canteiro de obras na cidade de Chennai, no sul da Índia, é abafado, tem paredes de metal e pouco lembra uma sala de aula.Mas abriga uma unidade das chamadas escolas de transição, instituições que acolhem jovens indianos - a maioria vítima do trabalho infantil - que nunca receberam Educação formal. A iniciativa do governo indiano, em parceria com várias organizações não governamentais, pretende universalizar a Educação Básica no país (estima-se entre 8 milhões e 27 milhões o número de crianças de até 14 anos fora da escola, dependendo da fonte consultada).



Antes do início das atividades, um burburinho da garotada falando diferentes línguas toma conta da classe. O único capaz de entender todas as conversas é Ragu (na foto, de camisa branca e mão no queixo), de apenas 10 anos. Nos últimos três, ele perambulou com os pais por seis estados indianos e agora pode se comunicar em cinco dos 26 idiomas oficiais do país. "De todos os lugares por onde passei, esta escola é onde me sinto mais seguro. Posso aprender e não preciso trabalhar." As crianças ficam nas escolas de seis a nove meses. Depois, são encaminhadas paraturmas regulares, em que podem continuar os estudos e, quem sabe, até chegar à universidade.



A turma de Ragu tem 18 alunos, com idades entre 4 e 13 anos. Basicamente, eles estão ali para ser alfabetizados em telugu - o idioma do estado de Andhra Pradesh, de onde todos vieram. Com estratégias variadas, a professora Revathi Thula se vira como pode para ensinar a ler e escrever. Vale tudo: às vezes, ela pede que os estudantes mais adiantados leiam em voz alta para os demais e, em outras ocasiões, promove atividades de escrita no quadro. O desafio de Revathi é entender as necessidades específicas de cada um e dar acompanhamento individualizado a todos. "Eu me divido para ajudar a turma", diz a educadora.



É difícil mensurar o impacto das unidades de transição, pois não há dados estatísticos confiáveis. Mas o sorriso estampado no rosto de crianças como Ragu não deixa dúvidas: elas se enchem de esperança por um futuro melhor.

http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/educacao-todos-ao-estilo-indiano-634431.shtml





sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Windows 8 ligará em até 10 segundos, diz MS

 

Por Monica Campi, de INFO Online

 


 


Reprodução
São Paulo – A Microsoft exibiu mais detalhes do novo sistema operacional Windows 8, que deverá ter um processo de boot (inicialização) em até 10 segundos.

De acordo com a Microsoft, a redução, com relação aos outros sistemas da empresa, irá cortar em até 70% o tempo gasto para inicializar o computador.
 
Segundo a empresa, isto será possível, pois o Windows 8 não irá desligar a base do sistema e sim mantê-lo em hibernação. Desta forma, o usuário poderá ligar a máquina em apenas 8 segundos, segundo testes da empresa (a variação de tempo depende muito da configuração da máquina, mas o limite de tempo estipulado pela Microsoft é de até 10 segundos).

"Criamos o Windows 8 para que o usuário não precise fazer boot com muita frequência, e sim somente quando for necessário. Queremos que o boot seja o mais rápido possível", afirma Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows e Windows Live, em comunicado no blog da empresa.

A Microsoft toma como base dados de que 57% dos usuários de desktops com Windows desligam totalmente o computador ao invés de deixá-lo hibernando. E isto ocorre com 45% dos usuários de notebooks com o sistema.

Um vídeo divulgado pela empresa mostra o boot rápido em ação, além de exibir também a nova interface gráfica do sistema e seu menu iniciar. A expectativa é que a empresa apresente oficialmente o Windows 8 na próxima semana, durante a conferência BUILD para desenvolvedores.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sorria!!


Onde estiveres,seja onde for,não olvides estender o sorriso por oferta sublime da própria alma.Ele é o agente que neutraliza o poder do mal e a oração inarticulada, que inibe a extensão das trevas.Com ele, apagarás o fogo da cólera ,cerrando a porta ao incêndio da crueldade.Por ele ,estenderás a plantação da esperança ,soerguendo almas caídas na sombra ,para que retornem à luz.Em casa,é a benção da paz,na lareira da confiança.No trabalho,é

Source: www.forumespirita.net

.

Gostei!Espalhandoooo......


APRENDIZADOS....


"As vezes é necessário EXCLUIR pessoas, APAGAR lembranças , JOGAR FORA o que nos machuca, ABANDONAR o que nos faz MAL, se LIBERTAR de coisas que nos PRENDEM... OLHAR para a frente e ENXERGAR a imensidão do caminho! Espere o MELHOR, e aceite o que vier... DESISTIR? Jamais!!! E saiba VALORIZAR quem AMA você REALMENTE, Quem MERECE seu RESPEITO...


Quanto ao RESTO... Ninguém precisa de RESTO para ser FELIZ!"


(Via Jackelline Mendonça on Facebook)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

KAWANTSU-Filósofo Chinês


"Se queres colher em um ano, deves plantar cereais.

Se queres colher em uma década, deves plantar árvores, mas se queres colher a vida inteira, deves educar e capacitar o ser humano."

KAWANTSU - Filósofo Chinês - séc III AC

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Programa Especial - Inclusão musical


Inclusão Musical


O Programa Especial foi conhecer o trabalho de Viviane Louro, especialista em inclusão musical de pessoas com deficiência intelectual. Viviane ministra cursos para pessoas interessadas em aprender propostas pedagógicas para incluir musicalmente crianças com alguma deficiência. Além disso, Viviane é coordenadora do grupo de teatro e música Trupe do Trapo, também composto por pessoas com deficiência intelectual e autismo.

Clique aqui para conferir!

http://www.programaespecial.com.br/blog/269-viviane-louro


domingo, 4 de setembro de 2011

Oração da Criança Especial


"Bem aventurados os que compreendem o meu estranho passo a caminhar.
Bem aventurados os que compreendem que ainda que meus olhos brilhem, minha mente é lenta.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que
eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.
Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta duas vezes.
Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora não o possa expressar.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou, e não como eles gostariam que eu fosse."
Autor desconhecido

É Viva a Diversidade!!!


É aquele velho clichê:
O que seria do amarelo se não existisse o vermelho?
Pois bem pessoal, que bom que somos apenas semelhantes...
Porém bem diferentes não é?
http://www.desenhadinho.com/2011/06/viva-diversidade.html#comment-form