sábado, 10 de setembro de 2011

Guilherme Finotti mostra que a inclusão dá certo

Atendo o Guilherme desde os 6 anos de idade. Sempre soube do seu potencial. Estou muito feliz em saber que na classificação geral do vestibular da Feevale, ele obteve a 9ª colocação, o que lhe garantiu uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos – ProUni.

Além disso, entre os candidatos que concorreram a bolsas na Feevale, Finotti obteve a 3ª nota mais alta, ficando atrás apenas de um estudante de Biomedicina e um de Direito.

Só que foi necessário apelar para o Ministério Público e principalmente à imprensa, para que conseguisse fazer o ENEM. Após cursar o técnico de informática e os ensinos fundamental e médio utilizando um computador adaptado como meio de comunicação, Finotti foi impedido pelo Inep (Instito Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela Enem, de usar o equipamento na prova.

A não realização do exame o impedia de pleitear vaga nas universidades que adotassem o exame como ferramenta de seleção, além de acabar com a chance de concessão de bolsa de estudos.

Desde maio, a família vinha tentando a inclusão do filho no Enem, tendo sido comunicada da autorização do Inep em meados de novembro. Ele obteve média 6,6 no exame, um bom resultado diante da média nacional fixada em 4,7. Hoje ele está atuando no meu projeto Design Inclusivo, como meu bolsista de iniciação científica, onde já desenvolveu um software para auxiliar a alfabetização de Pcs.

Agora iniciará a outra parte da luta que é a de mostrar ao mercado de trabalho que ele é um ótimo programador. Muita água vai rolar ainda....


Postado por Regina de O. Heidrich às Quinta-feira, Fevereiro 25, 2010
 
 http://inclusodepneesnaescola.blogspot.com/2010/02/guilherme-finotti-mostra-que-inclusao.html

Um comentário:

Valmacedo disse...

Com tantas rejeições e dificuldades, só rezo e espero que meu filho encontre pelo caminho pessoas que realmente se importem e se dediquem a desenvolver seu potencial.
Diego tem 5 anos e está começando a alfabetização. Tem PC, hemiparesia esquerda e atraso global, mas é bem esperto e até o momento tem apresentado bom desenvolvimento cognitivo.
ABSURDO que um órgão do governo descumpra a lei e a constituição...e eu achando que as escolas estão despreparadas. O que dizer dos profissionais deste órgão??!!
Parabéns Guilherme, a você, seus familiares, e seus mentores.
Que muito sucesso venha pela frente.
Valéria