sexta-feira, 29 de março de 2013

Vaso sanitário!!!!???




Um pedido aos arquitetos (as) e engenheiros (as) da Prefeitura de São Caetano do Sul: Que tal dedicarem uns minutinhos para leitura da NBR 9050/04. 

Acessibilidade Digital - Descrição da imagem (situação) para pessoas com deficiência visual, que fazem uso de programa para leitura de tela.

A cena se passa em um sanitário projetado para atender as necessidades de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo pessoas que fazem uso da cadeira de rodas. Uma moça - cujo rosto não aparece, pois há um emoticon (um circulo amarelo com uma carinha desenhada) com a expressão de espanto - está sentada no vaso sanitário com as mãos apoiadas nas barras laterais projetadas para auxiliar a pessoa na transferência da cadeira de rodas para o assento do vaso.

Há uma fala em que a moça pergunta: “Como é possível para uma pessoa com paraplegia fazer a transferência e manter o equilíbrio com este imenso vão?!”

O vão citado é uma abertura convexa na parte frontal do vaso sanitário e assento que dificulta o uso por pessoas que não possuem o movimento das pernas, por exemplo, pois as mesmas tendem a escorregar para o vão comprometendo o equilíbrio da pessoa, podendo ocasionar acidentes.

A norma técnica NBR 9050/04 não menciona o uso deste modelo de vaso e assento em sanitários acessíveis; no entanto é comum vê-los em próprios municipais, inclusive em sanitários de escolas! O da imagem fica no Edifício Prefeito Osvaldo Samuel Massei (Câmara Legislativa), em São Caetano do Sul. Data da imagem fevereiro de 2013.

https://www.facebook.com/movimentoincluase

2 comentários:

Jurema Cappelletti disse...

Ficou provado o poder da reclamação, Matheus. Como não sou tão educada quanto você, fiz um tremendo escarcéu (bota escarcéu nisso!) em tdos os banheiros em que fui em todas as nossas viagens.

Agora, o que chamo de "vaso-meia bunda" já está mais adaptado. Ou só temos que enfrentar um vaso ou só a tampa dentro desses padrões inaceitáveis. Ao ir a um enorme restarante, que se impõe em diversas estradas, fiquei sabendo que são muitas as reclamações por causa do tal vaso vasado. Agora, depois de tantas reclamações, as coisas melhoraram, embora ainda não estejam maravilhosas.

Abraços da chumbada, chamada de 'cadeirante' pela hipocrisia, Jurema Cappelletti. Colocarei em meu blog seu endereço e o espalharei internet afora, da mesma forma que já espalharam a obrigação desse vaso meia bunda.

Antes que me esqueça, daria tudo para ser um homem nessas horas e faria como o cachorro que marca seu lugar. Advinha o que eu faria...

Parabéns a quem já reclamou e mostrou que com a reclamação podemos tudo o que queremos.

Um abração e sinta-se à vontade para não publicar esse meu comentário um pouco mal educado.

Jurema Cappelletti disse...

Meu email é ju.cappel@gmail.com e meu nome JUREMA CAPPELLETTI.