segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sobrecarga causa sérios danos à coluna


http://tribunadonorte.com.br/noticia/sobrecarga-causa-sa-rios-danos-a-coluna/294384infoinfo

Toda a postura, quando mantida por muito tempo, é considerada prejudicial à saúde. E se ela é errada, pior ainda. O prejuízo é maior! As consequências podem ser dor na região das articulações dos joelhos, ombros, quadril e coluna vertebral, sendo essa a mais prejudicada pela sobrecarga, podendo causar hérnia de disco, artrose entre outros prblemas.
info
O alerta é da fisioterapeuta Alini Brito, representante do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC) em Natal. Lá é possível encontrar a cartilha “Dr. Coluna”, disponível para pacientes. Quem quiser, também pode fazer download através do site www.itcvertebral.com.br. 

De acordo com Alini, todas as atividades podem ser realizadas desde que com uma ergonomia adequada. “Ao pegar um tijolo ou uma sacola no chão deveremos agachar com a coluna ereta e dobrando os joelhos. Além da contração da musculatura profunda da coluna, a volta do movimento deve ser feita com a continuidade da contração e com força nas coxas.”

saiba mais

A empregada doméstica ou dona de casa deve adotar posturas adequadas na execução das tarefas do lar para evitar as tão frequentes dores nas costas. Quem nunca ficou todo quebrado depois de uma faxina?

Alini Brito explica que  levantar peso de forma incorreta pode desencadear uma dor lombar aguda. “Ao longo de nossas vidas executamos atividades que forçam a nossa coluna, e não temos consciência das pequenas lesões que estão se produzindo nela em cada esforço mau feito.”

Na cartilha elaborada por Helder Montenegro há várias dicas para a dona de casa realizar suas atividades sem prejudicar a coluna. Alini Brito comenta algumas. “Para passar aspirador ou varrer o chão, por exemplo, os cabos do aspirador e da vassoura devem ter um comprimento que permita a você manter a sua postura ereta enquanto trabalha, em vez de se inclinar para frente. Na arrumação do armário, mantenha o abdome contraído e não se estique muito para cima. Se um objeto estiver na parte de cima do armário, suba sobre um banco para alcançar a altura desejada.”      

Somatória de erros
As fortes dores na coluna da assistente social Sandra Valéria Vasconcelos Ribeiro, 44 anos, estavam limitando sua capacidade de realizar atividades rotineiras, as mais simples, como dirigir, por exemplo. O incômodo era grande, até mesmo quando ela passava muito tempo sentada. A fonte das dores, segundo ela, era uma hérnia de disco.

Ao procurar tratamento, Sandra ficou sabendo que muito do seu problema estava diretamente ligado a sua postura errada ao realizar atividades. “Não sabia que é preciso ter uma postura correta para deitar e levantar da cama.” 

“Até para coisas simples como varrer a casa tem que ter a postura certa. Tem que ter postura  no banco do carro para dirigir, para sentar na cadeira para fazer a refeição ou para trabalhar no computador”, comenta a assistente social. 

Ela acredita que a somatória de todas as suas posturas erradas foi a maior causadora das dores em sua coluna. Mas o trabalho de reabilitação a fez melhorar e hoje ela diz estar mais atenta em como portar-se. “A gente fica mais alerta até para coisas que antes não dava atenção, como caminhar, por exemplo.” Depois de tratada, ela hoje tenta transmitir o que aprendeu para o seu filho adolescente, que, como os garotos de sua idade, passa horas diante do computador.   

Bate-papo
Helder Montenegro - fisioterapeuta

Quais os principais prejuízos à nossa saúde com posturas erradas se adotadas na realização de atividades cotidianas?
 As posturas erradas podem gerar sobrecarga nas articulações, contribuindo para o avanço do processo natural de desgaste delas. Isso pode ocasionar dores e até incapacidade funcional nas pessoas que realizam atividades do dia a dia desrespeitando o próprio corpo com posturas inadequadas. Doenças como hérnia de disco, artrose, tendinites, lesões musculares, entre outras podem surgir.

Comparando as atividades de um pedreiro e de uma empregada doméstica (ou dona de casa), por exemplo, qual dos dois sofre mais danos à coluna?
Essas duas atividades são bastante prejudiciais à coluna, se realizadas sem cuidados e em posturas erradas. Outro fator que favorece o aparecimento de problemas na coluna nesses casos, é a falta de condicionamento físico do profissional. Quem tem músculos mais resistentes e fortes têm menos chance de se lesionar.

Como devemos nos proteger desses danos? Como adotar a postura correta em cada atividade?
Realizando as atividades principalmente de se inclinar para frente e de levantar pesos adotando posições corretas, flexionando os joelhos e contraindo a musculatura abdominal. Na cartilha Dr Coluna tem orientações sobre como realizar esses movimentos de forma correta. É de fundamental importância também, realizar atividades físicas que fortaleçam a musculatura de maneira geral e enfatizando os músculos da região abdominal e quadril, que são protetores da coluna.

Quais profissões causam mais problemas na coluna?
Profissionais que trabalham sentados ou em pé inclinando o tronco para frente, como por exemplo: motorista, secretária, dentista, dona de casa, pedreiros e outros profissionais que atuam em obras, babás, manicure, executivos. 

Nenhum comentário: