quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Semana de Trânsito terá blitze em vaga para pessoa com deficiência

Uma série de blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em shoppings e supermercados será uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Curitiba. A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (18) a sua programação, com uma cerimônia no auditório Thomas Morus da PUCPR. O evento deste ano tem como tema “Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre” e será realizado em homenagem ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto.
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, as blitze em estacionamentos terão caráter educativo para chamar a atenção sobre a utilização irregular das vagas preferenciais de idosos e pessoas com deficiência. "Precisamos aprofundar a discussão sobre o uso das vagas preferenciais dentro da pauta dos órgãos públicos e das empresas privadas. Todas as pessoas com deficiência, seja qual for, têm direito ao uso dessas vagas, desde que tenham credencial", disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.
A Semana do Trânsito será a partida de uma medida de reforço na fiscalização das vagas prioritárias. A partir de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) será designada para fiscalizar e atender as denúncias de ocupação irregular de vagas preferenciais em estabelecimentos privados de uso público, como supermercados e shoppings. Empresários do setor estão se unindo com a Prefeitura para tomar medidas de esclarecimento sobre o uso dessas vagas.
Programação
O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito em Curitiba, que terá a palestra magna “Caminhabilidade”, da professora Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, especialista em trânsito e uma das principais autoridades da área no País.
"A Semana Nacional de Trânsito em Curitiba será um momento para discutir todas as ações da Prefeitura em prol do pedestre curitibano e a relação que o cidadão estabelece com a cidade, na medida em que é o ator mais importante para o trânsito e a mobilidade da cidade", afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
A programação da Semana Nacional de Trânsito vai reunir palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. O Dia sem Carro e a inauguração da Praça do Ciclista, no Centro, também integram a programação.
Na quarta-feira (19), em evento especial da programação, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, irá ministrar a palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, destacando como o grande número de acidentes e as mortes no trânsito afetam a área da saúde no Brasil.
No mesmo encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, ministra a palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, sobre o desenvolvimento do trânsito na capital paranaense, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, fala sobre o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida.
O Dia Mundial sem Carro, no dia 22 (segunda-feira), será lembrado com uma ação na Rua Monsenhor Celso, com o fechamento da via para o trânsito para a realização de diversas atividades. A Setran celebra no dia 23 (terça-feira) o Dia do Agente Municipal de Trânsito.

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2014

18/9 (quinta-feira)
19h30 – Cerimônia de abertura com o prefeito Gustavo Fruet e a palestra magna: “Caminhabilidade”, por Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Thomas Morus – Bloco Amarelo – 1° andar.

19/9 (sexta-feira)
8h30 – Palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, por Sérgio Pires, presidente do Ippuc.
10h30 – Palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, por Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.
11h15 – Palestra “Resolução N°495 do Contran e Semáforo para Pessoas com Mobilidade Reduzida – Projeto Piloto”, por Maurício Razera, diretor de engenharia da Setran.
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Sobral Pinto – Bloco Amarelo – 1° andar.

20/9 (sábado)
10h, 11h e 12h – Apresentações do Teatro Unibrasil e da Escola Pública de Trânsito.
9h às 13h – Apresentações de estandes das secretarias e órgãos municipais (Trânsito, Pessoa com Deficiência, Saúde, Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação de Assistência Social) e do Instituto Paz no Trânsito.
Local: Praça Osório/Rua XV de Novembro (Centro).

21/9 (domingo)
13h30 às 17h – Festa da Cidadania e da Acessibilidade – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
Local: Escola Municipal Vereador João Stival (Rua João Budel, 163 – Butiatuvinha). Agendamento de transporte para acesso ao evento pelos fones (41) 3374-5008 e (41) 3374-5278. Outras informações pelo fone (41) 3374-5313.

22/9 (segunda-feira)
9h às 13h – Celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013.
Local: Rua Monsenhor Celso, entre ruas Mal. Deodoro e José Loureiro (Centro).

9h – Inauguração da Praça do Ciclista
Local: Rua Pres. Faria esquina com Rua São Francisco (Centro).
10h – Posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito.
Local: Palácio 29 de Março.

23/9 (terça-feira)
9h – Celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas – Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra.
Local: Departamento de Fiscalização da Setran (Rua Tomas Edson, 34, esquina com a Rua Senador Salgado Filho – Prado Velho).
15h – Inauguração do posto de atendimento da Setran na Administração Regional da CIC.
Local: Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).

23, 24 e 25/9 (de terça a quinta-feira)
Abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Local: todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.


http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/semana-de-transito-tera-blitze-em-vaga-para-pessoa-com-deficiencia/34129#.VBrfxsvQQzI.facebook




Nenhum comentário: