sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Deficiência visual de Edu Camargo não impediu cantor de ajudar cedo em casa

Edu e a irmã Simone se apresentavam juntos na adolescência (Foto: Arquivo Pessoal)Edu e a irmã Simone se apresentavam juntos na adolescência (Foto: Arquivo Pessoal)
Edu Camargo descobriu o talento musical que mostrou no palco do The Voice Brasildesde muito cedo. Influenciado pelo pai, pela irmã Simone e pelas aulas de música no Instituto de Cegos Padre Chico, o paulistano decidiu que seguiria carreira musical já com sete anos. O talento precoce contribuiu para que Edu ajudasse no sustento da casa desde os 12. Ele e a irmã formaram uma dupla e se apresentavam na noite de São Paulo. "A música mudou a nossa vida", garante Edu.
"Meu pai Joaquim faleceu quando ainda éramos muito pequenos, e minha mãe cuidava da gente sozinho. Começamos a cantar e ajudar em casa. A música foi um verdadeiro divisor de águas na nossa família", explica o cantor do timeLulu Santos. "Compramos nosso primeiro rádio, ajudamos a trocar os móveis e a comprar roupas e sapatos", relembra Simone, três anos mais velha que Edu. Os irmãos nasceram com glaucoma congênito e são cegos desde a infância.Reveja no vídeo a apresentação de Edu Carmargo no palco do The Voice.
Os dois cantavam juntos interpretando diferentes estilos, de música sertaneja a Beatles. Eduardo costumava soprar as letras que a irmã esquecia. "Ele cantava a estrofe antes, no estilo que o Padre Marcelo faz", lembra ela, aos risos. A dupla se desfez depois de três anos, quando Simone decidiu se dedicar ao goal ball, um esporte paralímpico.
Edu Camargo descobriu a paixão pela música desde pequeno (Foto: Arquivo Pessoal)Edu Camargo descobriu a paixão pela música desde pequeno (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo Eduardo, a deficiência visual nunca o impediu de realizar qualquer atividade, principalmente quando o assunto é cantar. "A música prevalece com qualquer condição. Sempre levei minha deficiência com naturalidade", explica o cantor, que também é tecladista e compõe. "Distância", sucesso na voz do grupo Os Travessos, é de autoria dele.
Já a irmã Simone acredita que ainda exista preconceito, mas que a entrada de Edu Camargo no The Voice é uma prova de que a arte venceu. "Tem gente que faz um pré-julgamento se a pessoa é mesmo capaz. Isso acontece diariamente com a gente. O Edu está tendo uma oportunidade ímpar, na minha opinião, de ser reconhecido por seu talento e não pela deficiência", completa.
Edu Camargo 3 - Audição 2 (Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo)Edu ganha chamego de Claudia Leitte no 2º dia de Audições (Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo)
The Voice Brasil: toda quinta na TV e simultaneamente AO VIVO no GSHOW.COM
Curta a página oficial The Voice Brasil e siga @TheVoiceBrasil!
Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E veja também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a Web. Conheça o Gshow.

Nenhum comentário: