segunda-feira, 14 de maio de 2012

Primeiro laboratório de robótica do país é inaugurado na Rede Lucy de Reabilitação




Dra. Linamara observa governador Geraldo Alckmin, ao microfone. O ex-governador José Serra prestigiou a importante inauguração.



Nova instalação traz equipamentos de alta tecnologia voltados à reabilitação



Foi inaugurado na manhã dessa sexta-feira, 11 de maio, o laboratório de robótica da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, na unidade Morumbi. Na cerimônia estavam presentes a Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella, o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Saúde Dr. Giovanni Guido Cerri, a Dra. MargaridaMiyazaki, diretora da unidade, e também o ex-governador José Serra, que lançou a Rede Lucy, em sua última gestão.
A Dra. Linamara ressaltou a evolução da Rede Lucy Montoro, ao longo dos quatro anos de existência, desde quando foi criada, em 12 de maio de 2008, e frisou o modelo que é o Hospital das Clínicas, ao qual é vinculada desde sua origem. “Com muita garra, com muita competência, leva o programa HC de reabilitação para todo o Estado de São Paulo, um projeto como referência dentro do Brasil. Estamos nos tornando rapidamente uma referência para muitos países latino-americanos”, enfatiza.
A Secretária destacou também a magnitude deste novo laboratório de robótica. “Nós hoje estamos em festa. Estamos inaugurando o maior e mais completo laboratório de reabilitação deste país e da América Latina”, ressaltou.
Revelou, ainda, que mais projetos estão próximos. “E não paramos por aí. Nos próximos meses estaremos ampliando nosso potencial tecnológico, levando estes mesmos equipamentos e mais alguns relacionados com a área da neurociência, para outra unidade da Rede, na Vila Mariana. Esse é o primeiro passo de uma longa jornada”.
Dra. Linamara mencionou também sobre os recursos aplicados pelo Estado. “Os investimentos que São Paulo tem feito ao logo desses anos nessa área são notáveis. Estamos fazendo investimentos sozinhos, sem o apoio do Governo Federal, sem recursos do Sistema Único de Saúde, e conscientes de que cada cidadão com deficiência merece esse olhar diferenciado do Governo do Estado de São Paulo”, ela afirma.
O Secretário de Estado da Saúde Guido Cerri destacou a relevância do trabalho feito nas unidades de reabilitação e a especial dedicação da Secretária, que também é professora e médica fisiatra, à causa da pessoa com deficiência. “Sou testemunha de tudo o que é feito na Rede Lucy Montoro, desse grande avanço”, ressaltou.
O Governador Geraldo Alckmin destacou o fato da instalação ser o primeiro laboratório de robótica do país e fez menção à inauguração de uma unidade do AME, ocorrida nesta quinta-feira, 10 de maio. “Ontem inauguramos o 45º AME de Taboão da Serra, e hoje o laboratório, e vamos ter também na Vila Mariana. Esse laboratório vai ser um grande passo. É um ganho importante para a saúde e para a reabilitação: um conjunto de robôs dentro de um laboratório de robótica para melhorar a recuperação dos nossos pacientes”, destacou o governador.
Também marcaram presença o Secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos Pellegrini e também a Deputada Estadual Célia Leão, além de outros ilustres convidados e autoridades.
Entre os diversos equipamentos, os usuários têm à disposição a gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e é estimulado a se movimentar. O centro conta com duas unidades do InMotion, único robô disponível na América Latina que estimula a movimentação dos membros superiores. Já o Armeo Spring, exclusivo no Brasil, é utilizado para melhorar a função do braço, combinando exercícios terapêuticos por meio da simulação de tarefas específicas e jogos. Conheça mais detalhes, a seguir.

NOVOS EQUIPAMENTOS
Conheça os equipamentos inaugurados na Rede de Reabilitação Lucy Montoro - Unidade Morumbi

InMotion
Desenvolvimento clínico do qual a Rede Lucy Montoro é pioneira, este aparelho auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho, e é indicado especialmente para pacientes que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral, entre outras.

Lokomat
Por sua vez, o Lokomat – que antes era exclusivo na Rede SUS - foi desenvolvido na Suíça e agora está na Rede Lucy Montoro. É destinado a pessoas que tiveram também acidente vascular encefálico, lesão medular, traumatismo crânio encefálico, esclerose múltipla, paralisia cerebral e outras condições que podem ser geradas no aparelho locomotor.

Ergys
O equipamento Ergys é semelhante a uma bicicleta e utiliza a estimulação elétrica funcional computadorizada (CFES). Foi feito para que pacientes com pouco ou nenhum movimento nas pernas possam pedalar, o que proporciona que indivíduos com lesão medular e outras condições neurológicas possam beneficiar-se da ativação da musculatura dos membros inferiores e dessa forma gerar melhora da capacidade cardiorrespiratória e qualidade de vida dos pacientes.

Armeo Spring
É o único aparelho que o Brasil possui deste tipo. Ele promove a sustentação dos membros superiores, de forma a facilitar a realização de movimentos ativos dos ombros, cotovelos, punhos e mãos.

O novo laboratório é realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e também com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).


REDE DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada pelas secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa, tem como objetivo capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos, por meio da saúde e reabilitação.

Em uma primeira fase, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro é composta por 19 unidades fixas, construídas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo. Essas unidades, quando totalmente implantadas, terão capacidade de aproximadamente 300 mil atendimentos por mês.
As unidades oferecem atendimento por uma equipe de médicos fisiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.
O foco é o público com lesão medular, amputação e má-formação, lesões encefálicas do adulto, paralisia cerebral e dor incapacitante, contando com protocolos e técnicas próprias, bem como tecnologias e equipamentos inéditos no Brasil.

Unidades no Interior
Botucatu
Campinas
Fernandópolis
Jaú
Marília
Pariquera-Açu
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santos
São José dos Campos
São José do Rio Preto
Sorocaba
Unidades na Capital
Clínicas
Umarizal
Lapa
Morumbi
Vila Mariana

Unidade Móvel
Trata-se de uma carreta com 15m de comprimento, 2,60m de largura e 20 toneladas. Possui elevador hidráulico e banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência, além de consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica, com salas de prova, de máquinas e de gesso.


Nenhum comentário: