quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Stevens Rehen explica o que são as células-tronco



O neurocientista Stevens Rehen é professor de ciências biomédicas e diretor do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da UFRJ. Apesar do nome, é brasileiro, carioca, neto de baiano, mas com ascendência alemã e dinamarquesa.
Durante a entrevista, ele explicou o que são as células-tronco e como é a pesquisa que desenvolve usando células-tronco reprogramadas, assim chamadas porque não são embrionárias, mas sim de outras partes do corpo que se comportam como células-tronco.
Stevens Rehen faz uma pesquisa com esquizofrênicos, e observou que o cérebro desse tipo de paciente consome mais oxigênio do que os das pessoas “normais”.
No final da entrevista, Stevens mostrou o líquido usado para a cultura das células-tronco, que é desenvolvido pela equipe dele no Brasil, evitando os altos custos de importação do produto.
Ele também mostrou os quadros que faz a partir do DNA da pessoa e cujas vendas são revertidas para o laboratório da universidade. O site que mostra esse trabalho é www.dnabrasil.art.br.
http://tvg.globo.com/programas/programa-do-jo/programa/platb/2012/11/13/stevens-rehen-explica-o-que-sao-as-celulas-tronco/
Globo

Nenhum comentário: