terça-feira, 13 de novembro de 2012

Penápolis Sediará o “II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas”






http://www.capenapolense.com.br/noticias.php?id=164#.UKJoQIc82Sr

Acontecerá entre os dias 15 a 18 de Novembro próximo, no Ginásio Municipal de Esportes Antônio de Castilho Braga, o “Gigantão Azul”, o “II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas”, evento realizado pela ADEFIPE – Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis e Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470). O evento tem a finalidade de fomentar a inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, contribuindo para elevação de sua autoestima e melhor desempenho nos estudos, melhorando significativamente sua qualidade de vida, além de apresentar ao público a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência, quebrando paradigmas e preconceitos antes estabelecidos. O Clube Atlético Penapolense apoia a iniciativa.
 
Estarão em Penápolis as seis melhores equipes de Rugby Sobre Cadeira de Rodas do país, BSB Quad (Brasília-DF), APC (Campinas-SP), BH Rugby (Belo Horizonte-MG), Santer (Rio de Janeiro-RJ), OMDA (Florianópolis-SC) e ADEACAMP (Campinas-SP), com destaque para o penapolense Rafael Botelho Gouveia, técnico da equipe da ADEACAMP e da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.
 
A abertura do evento acontecerá na quinta-feira, dia 15/11 (feriado), a partir das 19h00, com a primeira partida logo após a rápida cerimônia. A programação segue com partidas na sexta e no sábado com jogos nos períodos da manhã, tarde e noite, com início as 9h, 14h e 20h. No domingo, dia 18, acontecerá a finalíssima, as 10h00, com cerimônia de premiação e encerramento logo em seguida. Os confrontos serão definidos na tarde do dia 15, quando ocorre o Congresso Técnico e a “Clínica” para classificação dos atletas. Para a presidente da ADEFIPE e do Rotaract, Letícia Takano Sader, o objetivo do Torneio, além de fomentar a inclusão social das pessoas com deficiência através do esporte, é justamente apresentar ao público, de maneira impactante a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência.
 
O RUGBY é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi ou futebol-râguebi, e tem como finalidade marcar o maior número de pontos. Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o league (com 13 atletas) e a sua variação olímpica o de sete. Além dessas variações ainda há o rúgbi de praiz, de toque, em cadeira de rodas e subaquático.
 
O Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos três membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação), foi criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.
 
Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996, e é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário. 
 
Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de vôlei.
No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gere competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileiras, Adulto e Universitária. Para saber mais sobre o esporte, acesse: http://rugbiabrc.org.br/jogo/
 
A ADEFIPE - Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis é uma organização não-governamental, atuante, fundada em 1989, sem fins lucrativos, filiação religiosa ou partidária, com o propósito de desenvolver ações de garantia e promoção de direitos das pessoas com deficiência física. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão dessas pessoas na sociedade, no mercado de trabalho, na educação e no esporte, promovendo a elevação da auto-estima e o aumento dos níveis de autonomia do segmento que representa. Dessa maneira, a ADEFIPE realiza um trabalho de conscientização, lutando pela acessibilidade e pelos direitos das pessoas com deficiência, buscando evidenciar uma nova concepção sobre essas pessoas, rompendo preconceitos acerca do seu potencial de integração social. Atualmente, a ADEFIPE tem 315 usuários cadastrados, que podem usufruir gratuitamente dos serviços de fisioterapia, psicologia e oficina de artesanato.
 
Rotaract Club é um programa internacional de liderança jovem associado à organização Rotary Internacional que reúne jovens entre 18 e 30 anos para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus associados por meio da prestação de serviços à comunidade. No Brasil, são aproximadamente 620 clubes, concentrando em torno de 14.260 jovens universitários, profissionais liberais e empreendedores, todos estes iniciantes num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação. O Rotaract Club possui como característica fundamental ser uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, sendo grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais. Seus jovens são capazes de exercer cargos de liderança sejam enquanto empresários, diretores executivos ou profissionais liberais de grande destaque nas suas áreas de atuação, sendo estes jovens formadores de opinião, empreendedores, de alto nível intelectual e excelente círculo social.
 
Prestigie! Convide seus familiares e amigos e compareçam no Gigantão Azul para assistir a este show de superação... A entrada é gratuita. 
 
Legenda
Evento ocorre este mês em Penápolis com entrada franca aos torcedores

Nenhum comentário: