terça-feira, 5 de agosto de 2014

Projeto sensacional treina cães para que possam ajudar no dia a dia de cadeirantes

Cao InclusãoTodo mundo já viu cães guia que auxiliam pessoas com deficiência visual em tarefas do dia a dia. Mas você sabia que esses animais também podem ser treinados para ajudar quem tem dificuldades com mobilidade? Essa é a proposta do Cão Inclusão, projeto incrível que busca disponibilizar gratuitamente cães treinados para quem usa cadeira de rodas.
Os cães de assistência proporcionam mais autonomia e segurança para essas pessoas. No caso dos cadeirantes, os animais podem ajudar a abrir e fechar portas, chamar o elevador e até mesmo pegar objetos que tenham caído no chão, como uma chave ou um celular.
Mas eles também treinam outros cães para auxiliarem os deficientes visuais e auditivos, vejam eles abaixo:
  • O Cão-Guia é treinado para obedecer comandos, andar em linha reta, ignorar distrações como cheiros, outros animais e pessoas, manter ritmo constante, virar à esquerda e à direita, seguir em frente e parar sob comando. Eles reconhecem e evitam obstáculos que coloquem em risco a pessoa, como telefones públicos na calçada, buracos e placas. Os cães param na parte inferior e superior das escadas até ter permissão para prosseguir e ficam deitados em silêncio enquanto a pessoa está sentada
  • Os Cães-Ouvintes são treinados para alertar sons importantes como campainhas, telefone, chaleira, quando o bebê está chorando ou quando alguém está chamando. Eles fazem contato físico e levam seus parceiros com deficiência auditiva até a fonte do som.
toddy - Um cão de assistencia
O Cão Inclusão é um projeto que conta com o apoio de empresas e pessoas físicas para poder selecionar, treinar e manter esses cães. O processo de preparação de cada animal demora cerca de 2 anos, entre seleção, educação com uma família voluntária, treinamento específico e ambientação com o cadeirante com quem irá viver. Segundo o projeto, cada cão trabalha por cerca de 8 anos e sua “aposentadoria” e bem-estar estão mais que garantidos. Que iniciativa incrível, hein?

Luis Ricardo

Deficiente desde 2005, viu alguns dos seus sonhos interrompidos por uma inflamação na medula, que o tornou um deficiente físico. Botafoguense, carioca, bem humorado, psicólogo de bar e um churrasqueiro de final de semana.

Nenhum comentário: