terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Programa Especial revela iniciativas de apoio à Acessibilidade




Raul Krauthausen é um dos responsáveis pelo aplicativo que classifica locais como acessíveis ou não; Zé Luiz Pacheco testa a ferramenta no Rio de Janeiro
Raul KrauthausenRaul KrauthausenO ativista alemão Raul Krauthausen explica o Wheelmap, um site e aplicativo para smartphones que mapeia a acessibilidade de locais para cadeirantes. “No Brasil, muitos locais são marcados como cinza, o que significa que nós não temos informações sobre esses lugares, mas pode-se adicioná-las facilmente. Se você quiser contribuir com informações sobre um lugar na sua vizinhança, você pode classificar os locais”, acrescenta Krauthausen. O repórter Zé Luiz Pacheco usa o aplicativo para avaliar oCentro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e conversa com o arquiteto responsável pela acessibilidade do local,Edvaldo Junior.
Em Berlim, o Messe Frankfurt é um importante centro de convenções que recebe eventos o ano todo. Responsável pela área de acessibilidade, Stefan Luchtenberg revela o papel da acessibilidade nos negócios: “nas últimas décadas, ficou evidente que se deviam levar em conta as necessidades das pessoas com deficiência e apoiar a criação de condições para que essas pessoas possam participar da vida econômica e social.  E para o Messe era claro aderir a esse conceito.”
Programa Acesso foi criado para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência em Curitiba. O projeto oferece um serviço de micro-ônibus com elevador, cadeira de rodas e espaço para cão-guia. De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de CuritibaMirella Prosdócimo, o “todos os atendentes e os motoristas passaram por capacitações para saber como lidar da melhor maneira e saber de que forma melhor auxiliar.”

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca
 

Nenhum comentário: