segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mulheres deficientes visuais criam joias através de seus olfatos aguçados

Há 36 milhões de pessoas deficientes visuais no mundo, e 15 milhões deles estão na Índia. 80% dos casos são de razões evitáveis, como catarata e desnutrição. Os centros de tratamento são insuficientes e a falta de conhecimento sobre o perigo de olhar para o sol acabam agravando o problema.
Os indianos cegos encontram uma dificuldade maior na procura por um emprego, pois a cegueira carrega um estigma social. Made in the Dark, um projeto concebido por alunos do Royal College of Art em Londres e do Instituto Nacional de Design Indiano, é uma tentativa de encontrar uma nova solução.
A equipe de design quis aproveitar as habilidades artesanais existentes, mas dando aos artesãos cegos uma vantagem, criando uma nova forma de arte. Eles criaram uma nova linguagem e uma relação entre cor-cheiro que coincide com o tom de uma joia específica com um aroma particular.Com isso, os artesãos cegos podem projetar a estética e fragrâncias das joias que eles criam. O resultado é uma série de desenhos feitos à mão que se comunicam visualmente e com um mix de aromas suaves e tradicionais, tipicamente indianos, proporcionando assim peças únicas e uma nova forma de renda a essas pessoas com habilidades especiais.
07b Scent-beading
DSC_0010
“Fazendo isso, me lembra orar para Divali” Salma.
DSC_0058
DSC_0139
DSC_0169
DSC_0315
DSC_0282
DSC_0087
DSC_0981
DSC_1122
Diagram systemBIGFONT_640
O sistema produtivo das jóias.

Nenhum comentário: