segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Empresas e sociedade discutem a inclusão da pessoa com deficiência


/include/handler/download.ashx?t=i&m=








A política municipal da pessoa com deficiência e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foram apresentados na manhã desta sexta-feira (20) pela secretária Mirella Prosdocimo, durante a 6ª Reatiba.
Foto: Valdecir Galor/SMCS




A política municipal da pessoa com deficiência e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foram apresentados na manhã desta sexta-feira (20) pela secretária Mirella Prosdocimo, durante a 6ª Reatiba - evento sobre Reabilitação, Inclusão e Tecnologia promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
"O Reatiba faz parte da caminhada na luta pela garantia de direitos da pessoa com deficiência", disse Mirella. Ela aproveitou o evento para solicitar às empresas e indústrias do Paraná que abram vagas para contratar pessoas com deficiência. "Além da contratação, precisamos que haja a retenção deste trabalhador, com um plano cargos e salários para seu crescimento profissional", afirmou.
Mirella disse ainda que o Brasil possui uma das melhores legislações para a pessoa com deficiência. "Isso é uma grande conquista, mas nem tudo tem sido colocado em prática. Avançamos muito na garantia de direitos, mas ainda precisamos nos unir, trazer a pessoa do deficiência mais perto do seu protagonismo", esclareceu a secretária.
O Reatiba é um encontro promovido anualmente pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, do Sesi.Tem como objetivo oferecer um espaço de integração entre empresas e sociedade para discutir ações de inclusão. É um chamado às empresas para o processo de  inclusão e exercício da responsabilidade social corporativa.
Nesta sexta edição, foram apresentados temas de relevância na área, como a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná, pela Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Thereza Cristina Gosdal, e  o Emprego Apoiado, abordado por Alexandre Prado Betti, que trata de uma metodologia consolidada em vários países e que busca se firmar no Brasil como alternativa viável para pessoas com incapacidade mais significativa - grupo tradicionalmente excluído do mercado de trabalho.
Também foi debatida, em mesa redonda, a Lei de Cotas e a aplicabilidade desta lei como inclusão da pessoa com deficiência. A Lei de Cotas completou 22 anos em 2013 e prevê que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência.

SEDPCD

Nenhum comentário: