quinta-feira, 27 de junho de 2013

Programação audiodescrita passa de 2 para 4 horas semanais na TV aberta

O aumento do número de horas da programação representa um avanço para o público com deficiência visual, mas ainda é considerado muito pouco diante da quantidade de conteúdo apresentado diariamente.

Foto ilustrando uma televisão
A partir de 1º de julho, as emissoras de TV aberta estarão obrigadas a ampliar de 2h para 4h semanais a programação com o recurso inclusivo e acessível daaudiodescrição. Esta adequação atende o que está disposto na Portaria n.o 188, do Ministério das Comunicações. Este aumento do horário com programação audiodescrita representa uma conquista para as pessoas com deficiência visual, já que são as beneficiadas com este recurso que transforma imagens em palavras para que informações-chave, transmitidas apenas visualmente, possam ser acessadas com mais facilidade.
Esta ampliação vem a atender a um dos anseios da pessoa comdeficiência visual, no que se refere a ter mais acesso e melhor entendimento do conteúdo produzido pelas emissoras de TV; como novelas, programas humorísticos, jornalísticos, esportivos, infantis, seriados, etc. No entanto, mesmo com a ampliação, a carga horária ainda é pequena comparada à grande quantidade de material que as emissoras de TV disponibilizam aos espectadores diariamente.
Fonte: IgualeSite externo.

Nenhum comentário: