sábado, 2 de fevereiro de 2013

médico explica o distúrbio e as consequências do diagnóstico errado


http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Transtorno-de-deficit-de-atencao--remedios-freiam-potencial-da-crianca.shtml

médico explica o distúrbio e as consequências do diagnóstico errado




O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não é simples. "Muitas vezes chegam pessoas com características de déficit de atenção e hiperatividade mas, na verdade, não é", explica o clínico geral Lucio Abbondati. O alerta do médico é que muitas crianças estão sendo medicadas sem haver necessidade. "Tem gente sendo medicada desnecessariamente, infelizmente, porque é menos trabalhoso. Você dá o medicamento e não atrapalha mais ninguém, mas você está atrapalhando o desenvolvimento da criança", diz. Assista à entrevista do "Quebra-Cabeça - Vida de Criança" que será exibida terça-feira (29), às 18h30:


TDAH: seu filho tem mesmo o distúrbio?

Segundo o médico, "todas as drogas que mexem com a área neurológica, de alguma forma, freiam o potencial que aquela pessoa podia ter". É preciso analisar a criança a fundo para entender qual é o verdadeiro problema. "Às vezes, a criança é hiperativa porque está tentando chamar a atenção dos pais. Ou vê se o problema não é na escola, que está acostumada com crianças submissas, todas paradinhas, quietinhas", afirma.

Saiba tudo sobre o episódio

Nenhum comentário: