quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cão-guia ajuda na inclusão social do deficiente visual


Patricia Moribe

http://www.portugues.rfi.fr/ciencias/20121024-cao-guia-ajuda-na-inclusao-social-do-deficiente-visual
O cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
O cão-guia é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.
Flickr
Um cão-guia pode melhorar em muito a vida de um deficiente visual. Uma recente campanha na França reforçou a importância do animal para a inclusão social do deficiente e também teve como objetivos derrubar alguns tabus, como o de que ter um cão de cego é caro. Na França, pelo menos, uma federaçãoreúne várias escolas de adestramento e fornece cerca de 200 animais treinados por ano a um custo zero ao deficiente. No Brasil, o adestramento de cães é feito por associações e também sem custos para o deficiente. No entanto, essas Ongs são poucas e as filas de espera são grandes. As iniciativas, por enquanto, são restritas. Um projeto federal prevê a instalação de cinco centros de treinamento em várias partes do Brasil. Luis Alberto Melchert, é professor de economia na FAAP e usa cães-guia há 40 anos, desde os 18. Ypsilon é seu quarto companheiro. Luis Alberto fala sobre a sua experiência. Conversamos ainda com Mônica Grimaldi, advogada, adestradora e presidente da Associação Cão-Guia de Cego.

Nenhum comentário: