sábado, 1 de setembro de 2012

8 dicas para transformar a aula em uma fábrica de ideias

8 dicas para transformar a aula em uma fábrica de ideias


Pensar de maneira inovadora é um dos principais requisitos do mercado de trabalho atualmente. Fazer com que os estudantes sejam capazes de realizar esse processo é a grande preocupação dos professores. Saiba como fazer isso


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Existe uma série de práticas capaz de ajudar os estudantes a desenvolver todas as características necessárias para se tornarem inovadores

Uma das maiores preocupações dosprofessores hoje em dia é transformar os seus alunos nos próximos inovadores. Seja lá em qual área esses estudantes pretendam se inserir, a maneira como mercado de trabalhose configura atualmente exige criatividade e capacidade de oferecer soluções inovadoras.


Mas como os professores podem incentivar os seus alunos a desenvolverem essashabilidades sem deixar de lado as necessidades tradicionais demandadas pelos estudantes? Existe uma série de práticas capaz de ajudar os estudantes a desenvolver todas as características necessárias para se tornarem “inovadores”. Confira quais são elas:


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 1. Esteja aberto a perguntas autênticas

Bons projetos só começam a partir de boas perguntas. Escute com muita atenção o que os seus alunos têm a dizer para descobrir o que desperta a curiosidade deles. Ao invés de apresentar aos seus alunos exatamente o que eles precisam fazer, convide-os a ajudar você na construção de novos projetos.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 2. Encoraje o trabalho em equipe

Os projetos realizados em sala de aula oferecem o contexto ideal para desenvolver as habilidades de colaboração que os estudantes necessitam. Ensine aos seus alunos como dividir um grande projeto em pequenas partes e mostre como cada um deles pode se responsabilizar por essas partes. Você pode incentivá-los oferecendo exemplos de inovação que não teriam dado certo sem esforço conjunto.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 3. Esteja pronto para crescer

Pessoas inovadoras têm tendência a pensar grande. Eles sabem como usar ferramentas de redes de contatos e até mesmo como viralizar uma boa ideia, portanto, não têm limites para suas possibilidades. Encoraje os seus alunos a dividir os projetos individuais com pessoas além da sala de aula, especialmente por meio de ferramentas digitais, como o Facebook ou o YouTube.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 4. Aumente a empatia

A inovação não acontece de repente. Pessoas inovadoras que possuem essa característica são capazes de sair da sua própria perspectiva e olhar uma situação sob os mais diversos ângulos. Ensine aos seus alunos que se aproximar de um problema dessa maneira pode levá-los a soluções mais eficientes. Mostre a eles que estratégias de observação de campo, grupos focais ou entrevistas, por exemplo, são ferramentas que podem mostrar como os demais imaginam aquele projeto.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 5. Descubra as paixões

A paixão é o que mantém os inovadores motivados a persistir em um objetivo, independente de todos os problemas que possam aparecer durante as tentativas de alcançá-lo. Descubra o que desperta o interesse dos seus estudantes, saiba sobre o que eles mais gostam de falar fora dos limites do colégio e procure oportunidades de conectar esses assuntos à rotina das aulas.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 6. Amplifique ideias valiosas

Nos dias de hoje qualquer coisa pode ser largamente divulgada sem gastar muito por isso. Mostre aos seus estudantes que você reconhece o esforço deles e divulgue as melhores ideias em redes sociaisblogs e até mesmo plataformas de croudsourcing. Dessa maneira os alunos se sentirão incentivados e continuarão a produzir boas ideias. Entretanto, é fundamental que você lembre a eles de que essas ideias precisam ser aplicáveis.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 7. Saiba quando dizer não

Como professor o seu papel é incentivar os estudantes, mas isso não significa apoiar toda e qualquer ideia sugerida por eles. Seja crítico e saiba quando dizer não para uma ideia relativamente fraca. É importante que você seja capaz de justificar a negativa, portanto, pense bem antes de eliminar ou apoiar uma ideia fornecida por um dos seus alunos. Caso você recuse uma ideia sem explicações, pode acabar com a confiança do seu estudante.


Como transformar a aula em uma fábrica de ideias: 8. Encoraje os avanços

Provavelmente os seus estudantes não terão ideias inovadoras a cada projeto proposto por você, mas você pode sempre incentivá-los a desenvolver o pensamento criativo. Uma boa saída para encorajar os alunos a pensar de maneira inovadora é dar exemplos da vida real e compartilhar histórias.



Nenhum comentário: