sexta-feira, 11 de maio de 2012

Teste com desenho pode prever risco de AVC na 3ª idade


Do Diário Digital

Um teste simples com desenhos e números pode ajudar a prever o risco de morte depois de um primeiro acidente vascular cerebral entre homens mais velhos, de acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Uppsala, na Suécia.

O teste é feito entre homens saudáveis e pede que os voluntários tracem linhas entre números em ordem ascendente e o mais rápido possível.
Os estudos foram realizados num grupo de mil homens entre as idades de 67 e 75 anos, ao longo de 14 anos.
Os homens que obtiveram uma pontuação mais baixa no teste tinham três vezes mais hipóteses de morrer depois de um AVC, quando comparados com os homens que alcançaram pontuações mais altas.
Dos 155 homens do grupo que tiveram um AVC, 22 morreram dentro de um mês, e mais da metade morreu numa média de tempo de dois anos e meio.
Os cientistas acreditam que este teste consegue captar os danos em vasos sanguíneos do cérebro antes do aparecimento de outros sinais mais óbvios ou sintomas do problema.
O estudo foi publicado na revista especializada BMJ Open.

Para a médica Bernice Wiberg, que liderou a pesquisa na Universidade de Uppsala, o novo teste auxilia o diagnóstico do AVC.
«Como os testes são muito simples, baratos e de fácil acesso para o uso clínico, poderão ser uma ferramenta importante, junto com métodos tradicionais como medir a tensão (e) perguntar sobre hábitos tabagistas, para identificar o risco de AVC, mas também como um possível indicador importante de mortalidade depois do AVC», afirmou.

Nenhum comentário: