segunda-feira, 9 de abril de 2012

O QUE CONSIDERAR AO PROJETAR UM RECURSO DE CAA



VOCABULÁRIO
O vocabulário a ser utilizado por determinado aluno em seu recurso de comunicação deve ser previamente selecionado. A seleção desse vocabulário leva em consideração dados da realidade concreta de cada aluno, tais como: idade, grupo de convívio, as expressões naturalmente utilizadas por eles, as coisas que estão disponíveis em seu ambiente familiar, social e escolar, os temas e conteúdos que estão sendo desenvolvidos na escola, a manifestação de necessidades que são individuais.

Para seleção do vocabulário é fundamental o envolvimento do aluno, dos familiares, dos professores, da equipe diretiva, dos funcionários da escola, dos colegas e de todos aqueles que estarão diretamente engajados na utilização deste recurso. O envolvimento dos vários parceiros de comunicação no processo de escolha de vocabulário certamente facilitará a compreensão e a aproximação dos mesmos na utilização posterior deste recurso, como demonstra a prancha abaixo:


 
Descrição da imagem: A ilustração apresenta uma prancha de comunicação com símbolos representativos da escolha de um lanche, confeccionada de forma personalizada, com sistema de símbolos PCS, e com vocabulário de acordo com as preferências do aluno. Apontando estes símbolos o aluno pode pedir ajuda, agradecer e escolher o que pretende comer ou beber.

SÍMBOLOS GRÁFICOS
Bibliotecas de símbolos gráficos são especialmente confeccionadas e disponibilizadas para a construção de recursos de comunicação. São imagens organizadas por categorias e que expressam ideias, sentimentos, ações, coisas, lugares, pessoas, temas de conhecimentos, entre outras possibilidades de representação. Ao apontar para um símbolo gráfico, o aluno escolhe e expressa a mensagem que deseja comunicar.

Existem vários sistemas simbólicos que são conhecidos e aplicados internacionalmente como BLIS, REBUS, PIC, PCS e outros. Cada um possui características distintas e pode corresponder mais adequadamente à necessidade específica de um usuário em particular.


Descrição da imagem: A figura mostra a representação gráfica de três diferentes tipos de sistemas de símbolos. No sistema Bliss, estão representados os símbolos MULHER, PROTEÇÃO e MÃE. Os símbolos são em preto e branco, abstratos e observa-se que a associação dos dois primeiros símbolos (MULHER e PROTEÇÃO) forma o terceiro (MÃE). O sistema PCS, aqui representado em sua versão preto e branco, mostra símbolos de fácil compreensão e nele estão representadas as palavras MÃE, CASA, DORMIR e FELIZ. O sistema PIC apresenta imagens em preto e branco, em alto contraste e de fácil interpretação. No PIC visualizam-se as expressões MÃE, COMER e CAMINHÃO."

Um dos sistemas simbólicos amplamente utilizado no Brasil é o PCS, sigla que em português é traduzida por símbolos de comunicação pictórica. Uma característica importante desse sistema simbólico é a sua transparência, ou seja, a sua capacidade de apresentar imagens que são facilmente reconhecidas tanto por crianças quanto por adultos. A grande quantidade de símbolos disponíveis no formato colorido ou preto e branco e a representação de expressões mais abstratas são também qualidades desta simbologia.



Descrição da imagem: Prancha com símbolos PCS na versão colorida. A imagem mostra mais um exemplo de prancha de comunicação, com símbolos PCS coloridos. A prancha apresenta várias expressões sociais utilizadas para cumprimentar, fazer perguntas e outras que representam sentimentos como FELIZ, TRISTE, COM FRIO, CALOR, DOENTE. Na parte inferior da prancha, estão os símbolos representativos de tempo verbal: PASSADO, PRESENTE e FUTURO. Associando estes últimos símbolos aos demais, o aluno pode expressar que o conteúdo da sua comunicação está acontecendo, aconteceu e irá acontecer.
Uma questão importante a ser considerada na escolha do sistema simbólico para o recurso de comunicação é a opinião do próprio usuário, que pode manifestar desinteresse por imagens mais infantis ou de difícil reconhecimento.

Outras alternativas de acesso a banco de imagens podem servir para a criação dos recursos de CAA personalizados como, por exemplo: fotografias digitais, escaneamento e digitalização de imagens, biblioteca de figuras ou fotos capturadas em clipartes ou internet. As pranchas podem ser feitas sem símbolos, quando esta for a opção do usuário; nesse caso, utilizam-se letras e palavras escritas.

Qualquer que seja a fonte para a obtenção de símbolos gráficos, é importante que a escolha desse símbolo seja feita com o usuário, ou confirmada por ele, e a partir de então, seja padronizada. Isso significa que se escolhermos com um aluno uma determinada imagem para representar a expressão "família", esta imagem será aplicada toda vez que necessitarmos construir para ele uma prancha e incluir a palavra "família". Tratando-se de um mesmo usuário, não devemos usar símbolos diferentes para a mesma expressão.
Para alunos com dificuldades visuais é possível que uma determinada simbologia colorida não seja indicada e que outro sistema de símbolos, que valorize o contraste de cores preto e branco ou amarelo e preto, seja mais eficiente. Para alunos cegos e surdocegos com impedimentos de comunicação, os símbolos gráficos não são indicados. Nesses casos, necessitamos, então, de outros sistemas simbólicos para a confecção das pranchas tais como símbolos com textura, com escrita Braille, miniaturas, partes de objetos ou objetos.

O professor encarregado de produzir recursos de comunicação para seu aluno deve ter uma boa organização e método de trabalho. Caso tenha a possibilidade de utilizar softwares específicos para a criação de recursos de comunicação, deve organizar sua biblioteca de imagens em arquivos por categorias para ter facilidade de encontrar as figuras de que necessita.

Outra dica importante de organização é criar uma pasta, com o nome do aluno, para guardar todo o material construído para ele.
ONTE DAS FOTOS - Revista - A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Brasil não está preparado para envelhecimento da população


Brasil deverá chegar a 2050 com cerca de 15 milhões de idosos, dos quais 13,5 milhões com mais de 80 anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, o país será o sexto do mundo com o maior número de idosos. Apesar da criação de políticas voltadas para essa camada da população, como o Estatuto do Idoso, instituído em 2003, a velocidade do envelhecimento tem superado a implementação de ações para oferecer melhores condições de vida à terceira idade.

“O processo é muito rápido, e as políticas públicas não têm acompanhado isso. Viver em uma sociedade com muito mais idosos do que crianças requer um planejamento intenso”, diz o médico geriatra Luiz Roberto Ramos, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Com o envelhecimento populacional, o Brasil terá redução do número de jovens na força produtiva ativa, assinalou Ramos. “Vai aumentar o número de pessoas que terão dependência social dessa produção. Isso tem de ser planejado. O país está correndo contra o tempo.” Hoje, segundo a OMS, o Brasil tem 21 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

O envelhecimento da população tem reflexo direto no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Somente as doenças crônicas não transmissíveis, que afetam principalmente idosos, provocam impacto anual de 1% no PIB, segundo estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). De acordo com a Comissão para Estudo do Envelhecimento Mundial, anualmente são gastos cerca de R$ 60 bilhões com doenças da típicas da terceira idade no Brasil.

De acordo com Ramos, os problemas decorrentes da terceira idade começam a aparecer com mais intensidade depois dos 70 anos. Até lá, em torno de 80% das pessoas não têm nenhuma atividade de vida diária comprometida pela velhice. No entanto, a partir dos 80 anos, a grande maioria passa a conviver com enfermidades

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/brasil-nao-esta-preparado-para-envelhecimento-da-populacao_126902/


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Autor: Fundação para uma vida melhor
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Aparelhos auditivos viram artigo fashion

Homem coloca aparelho auditivo

Da Exame


Antes escondido a todo custo pelo usuário, o artigo agora aparece em versões descoladas, coloridas e modernas


São Paulo - Depois dos óculos de grau e dos aparelhos dentários, chegou a vez dos aparelhos auditivos entrarem no mundo fashion. Antes escondido a todo custo pelo usuário, o artigo agora aparece em versões descoladas, coloridas e modernas, para ninguém ter vergonha de mostrar: um banho de autoestima para quem precisa assumir a deficiência e um grande benefício para a saúde do paciente - já que, quanto mais cedo a surdez for tratada, melhor será a resposta aos aparelhos.
Algumas dessas novidades no ramo de aparelhos auditivos serão apresentadas na XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2012), que começa na quinta-feira, em São Paulo. Entre elas está um moderno aparelho com tecnologia wireless, que permite escutar músicas de um tocador de MP3 ou até mesmo falar ao celular sem estar com o telefone próximo à orelha. Há também modelos à prova d’água.
A cientista social Paula Pfeifer, de 30 anos, se diverte com as facilidades dos novos aparelhos. E acredita que essas propriedades ajudam o usuário a perder o receio de usá-los. Ela tem um modelo que se conecta via bluetooth com iPad, celular e TV. “Escuto música sem fio, é muito engraçado”, diz. Paula nasceu com a deficiência, mas só recebeu o diagnóstico aos 16 anos. Foram necessários mais de dez anos até que ela aceitasse os aparelhos. As informações são do Jornal da Tarde.

domingo, 8 de abril de 2012

Uma vida Melhor!

     
    http://www.umavidamelhor.org/billboards/15

Todos deveríamos saber que a diversidade cria uma tapeçaria rica e precisamos entender que todos os fios da tapeçaria têm o mesmo valor, qualquer que seja sua cor.

                                             Maya Angelou

Rampas facilitou a mobilidade não só dos deficientes, mas também pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas com deficiências temporárias.



Rampas facilitou a mobilidade não só dos deficientes, mas também pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas com deficiências temporárias.
LAHORE: 
"Quando uma pessoa fisicamente desafiado é levantada a partir de uma cadeira de rodas porque não há outra maneira de facilitar a sua mobilidade na ausência de uma rampa, não posso deixar de pensar: 'Que bela maneira de ferir a auto-estima de um indivíduo", " diz Tanzeela Khan, 21, um usuário de cadeira de rodas sozinha.
Khan, um estudante no Instituto Paquistanês de Design de Moda em Lahore, fundou o Movimento de rampa em setembro do ano passado depois de trocar idéias com os jovens durante uma visita ao Sri Lanka.
"O objetivo básico do movimento é criar a percepção de que instalações como rampas devem ser uma parte essencial de qualquer projeto arquitetônico", disse ela. Rampas facilitou a mobilidade não só dos deficientes, mas também pessoas idosas, mulheres grávidas e pessoas com deficiências temporárias, disse ela.
Lançado oficialmente em 3 de dezembro do ano passado, a nascente "deficiência movimento de direitos", como Khan chama, até agora tem registrado 300 voluntários de todo Punjab, a maioria deles a partir de Lahore.
O Movimento foi lançado simultaneamente no Sri Lanka e Paquistão. Khan diz que a ideia ganhou maior popularidade no Sri Lanka devido a uma maior compreensão geral dos assuntos de pessoas fisicamente debilitadas.
O Paquistão é um signatário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Khan disse que a lei não oferecer proteção e facilidades para pessoas fisicamente desafiadas, mas até mesmo escritórios governamentais não eram de cadeira de rodas.
Ativa em projetos sociais desde a idade de 14 anos, Khan visa mudar mentalidade da sociedade. "Minha história de ser" deficiente "não é muito fascinante, infelizmente", disse ela. "Eu nasci assim me impedindo de ser o que é chamado de normal em nossa sociedade."
"Minha paixão vem da minha deficiência. Eu ter levado uma vida de aventuras e espero continuar fazendo isso", disse Khan. "Não é a pessoa com deficiência quem é a culpa aqui, é a sociedade que só fica perto e não faz nada", disse ela.
Khan é a única pessoa com uma deficiência em comissão do movimento do núcleo, que é composto por sete membros, incluindo 25-year-old estudante de direito Waqas Rana Irshad. "As pessoas com deficiência não recebem os seus direitos em nossa sociedade", disse Rana.
E não é apenas rampas que são necessários para tornar os edifícios mais amigável para as pessoas com deficiência. "Imagine como você se sentiria se você sabe que há uma casa de banho perto, mas você não pode ir porque não há espaço para a sua cadeira de rodas", disse ele.
O Movimento Rampa realizou recentemente um seminário sobre os direitos dos deficientes no final de janeiro,  o rei Edward Medical University , e é a realização de mais duas em abril no Punjab Universidade e Faculdade Kinnaird. Ele também está planejando um "festival de arte de direitos humanos", incluindo um desfile de moda para pessoas com deficiência, em maio, bem como uma palestra TEDx.
Publicado em A Tribuna Express, 22 de março nd , 2012.

sábado, 7 de abril de 2012

Alegrias Inclusivas para nossos seguidores e leitores!!


Mensagem de Páscoa para Amigos


Mensagem de Páscoa

DO R7


Páscoa... 


É ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, É vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho. É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem. Desejo a todos as amigas e amigos uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde! 


Beijinhos com sabor de chocolate!!! 


Filme:O Mestre da Vida





O filme completo acima O Mestre da Vida, achei por acaso no You Tube, no início de 2012, e reservei essa indicação para este dia 29/3, para homenagear um outro pintor, meu pai José Américo Roig, o Zeméco, que partiu exato um ano atrás. 
A história é a seguinte: "John Talla (Trevor Morgan) é um talentoso e problemático estudante de artes de 18 anos que quer se tornar um grande artista. Ao conhecer Nicolai Seroff (Armin Mueller-Stahl), um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. 
No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa da Pensilvânia. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e o mestre aprende a ver a vida através dos olhos da inocência novamente." 
Opinião do Educa Tube: O filme inicia discutindo a questão da validação da obra de arte, da cópia e da não-originalidade... "As nuvens não são brancas, possuem tonalidades", ensina o mestre ao seu discípulo, fazendo-o aprender a ver as coisas em seus tons. "Linhas são conceitos humanos, não existem linhas na natureza", diz o pintor ao aprendiz que retruca: os pintores delineiam tudo. Para o pintor, a arte constroi pontes... Aos 71 minutos o mestre ridiculariza um critico por sua "profunda superficialidade", por seus conceitos desconexos, sua falta de objetivo, quando mostra que os quadros adorado pelo expert tratam-se de trabalhos de alunos de uma escola de educação especial, em que o pintor presta serviço voluntário, ensinando-os a pintar. Deixa claro a questão das teorias sem praticidade e das práticas sem amparo teórico. Um filme que trava um diálogo entre o velho e o novo, entre a experiência e a juventude, entre o ensinar e o aprender... Um daqueles filmes que só assitindo para perceber suas texturas em duplo sentido, quanto ás tintas e tons, quanto as palavras e seu contexto. 
Para quem estiver interessado em baixar o referido vídeo, é possível, caso tenha instalado em seu computador o programa Real Player, que salvará o filme em formato FLV. Para baixar o Real Player, basta clicar no link abaixo: 
REAL PLAYER - DOWNLOAD 
Após baixá-lo, clique em executar, executar, e depois de instalado, basta abrir a página do vídeo, passar o mouse sobre a tela e na opção Real Player Download, clicar em salvar vídeo como, que armazenará o mesmo na pasta Meus Documentos, Meus Vídeos, Downloads do Real Player.


http://educa-tube.blogspot.com.br/

sexta-feira, 6 de abril de 2012

UFSCar adapta cursos a distância para alunos com necessidades especiais


Do Guia do Estudante



Curso de Sistemas de Informação foi o primeiro a receber alterações

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou um projeto que torna os cursos oferecidos na modalidade a distância acessíveis a portadores de necessidades especiais.
A iniciativa teve início com a aprovação de um estudante deficiente visual no vestibular para o curso de Sistemas de Informação. A partir daí, para garantir a acessibilidade e inclusão digital de alunos com deficiências visuais e auditivas, as equipes técnico-pedagógicas começaram a pensar em iniciativas para adaptar os materiais didáticos utilizados no curso.
Fazem parte do projeto a inserção do recurso de audiodescrição nas videoaulas, a adequação dos materiais digitais e do ambiente virtual de aprendizagem para os padrões nacionais e internacionais de acessibilidade, além do treinamento e orientação para os professores, tutores e equipes daSecretaria Geral de Educação a Distância (SEaD).
O objetivo é que a adaptação também seja feita nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Educação Musical, Pedagogia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, oferecidos pela UFSCar na modalidade a distância.